Greta visita Kiev e diz que ataque a represa de Kakhovka foi "ecocídio"

Kiev e a Rússia se culpam pela destruição da represa

Reuters
Reuters (Foto: Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Reuters – A ativista sueca pelo clima, Greta Thunberg, visitou Kiev na quinta-feira para chamar a atenção para os danos ambientais causados pela guerra na Ucrânia e criticou a resposta do mundo ao colapso da vasta represa hidroelétrica de Kakhovka em 6 de junho.

A Ucrânia está investigando a explosão da represa, que desencadeou enchentes no sul da Ucrânia e nas áreas russas ocupadas da região de Kherson, como um crime de guerra e possível destruição ambiental criminosa, ou "ecocídio". Estima-se que o custo do colapso da represa seja de 1,2 bilhão de euros.

continua após o anúncio

Kiev e a Rússia se culpam pela destruição da represa.

"Eu não acho que a reação do mundo a esse ecocídio tenha sido suficiente", disse Thunberg, que estava em Kyiv para a reunião inaugural de um novo grupo ambiental que inclui também altos políticos europeus.

continua após o anúncio

"E precisamos falar mais alto sobre isso, precisamos conscientizar sobre o que está acontecendo", disse ela, de acordo com uma tradução ucraniana de seus comentários.

O grupo tem a tarefa de avaliar os danos ao meio ambiente da Ucrânia e desenvolver mecanismos para responsabilizar a Rússia, disse Andriy Yermak, chefe da equipe presidencial ucraniana e co-presidente do grupo, juntamente com a ex-vice-primeira-ministra sueca Margot Wallstrom.

continua após o anúncio

O meio ambiente corre o risco de se tornar a "vítima silenciosa da guerra", com cerca de 30% do território da Ucrânia contaminado com objetos explosivos e mais de 2,4 milhões de hectares de florestas danificadas, disse o procurador-geral ucraniano Andriy Kostin em uma postagem no Twitter para marcar a reunião.

"Pedimos o fortalecimento dos esforços internacionais para investigar e processar os crimes de guerra da Rússia contra o meio ambiente e garantir que o agressor pague", disse ele.

continua após o anúncio

O presidente Volodymyr Zelensky compareceu à reunião e agradeceu aos membros do grupo por sua visita como um "sinal extremamente importante de apoio".

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247