Governo português planeja contratar 300 médicos cubanos para sanar dificuldades da saúde pública no país
Portugal atravessa atualmente uma grave falta de médicos no setor público
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O Ministério da Saúde de Portugal confirmou nesta semana que já iniciou o processo para a contratação de médicos cubanos. O governo português pretende contratar 300 médicos da ilha para trabalharem no Serviço Nacional de Saúde durante três anos.
Portugal atravessa atualmente uma grave falta de médicos no setor público. Para além da contratação de um número insuficiente de profissionais e o baixo investimento, que tem levado ao encerramento de vários serviços, os baixos salários e as horas excessivas de trabalho afastam os profissionais da área.
Ainda esta semana a Federação Nacional dos Médicos convocou uma greve de dois dias, exigindo a atualização dos salários e um máximo de 35 horas semanais de trabalho. Segundo o sindicato, a adesão à greve esteve em mais de 90%.
Esta não é a primeira vez que Portugal recorre aos médicos de Cuba. Em 2009 o governo português contratou 44 médicos da ilha para trabalharem nas regiões ao sul do país. O governo aguarda agora o parecer do Conselho de Escolas Médicas e da Ordem dos Médicos sobre o reconhecimento das qualificações dos profissionais.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247