Fúria egípcia sobre embaixada de Israel no Cairo; decretado estado de emergência no país; embaixador retorna em avião militar

Prdio foi atacado por multido, invadido e incendiado; documentos queimados; ao se deu em represlia morte de cinco policiais egpcios por tropas israelenses; crise diplomtica instalada



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Na noite da sexta-feira, a Embaixada de Israel no Egito foi invadida por cerca de 30 manifestantes na noite de sexta-feira. Com aríetes improvisados e extrema fúria, a sede israelense foi quebrada e saqueada. Centenas de documentos foram jogados pelas janelas do primeiro andar do prédio direto para uma fogueira. A polícia egípcia, aparentemente, não conseguiu evitar a invasão, em uma noite de distúrbios que se espalharam pelo Cairo e por Alexandria.

A junta militar do Egito declarou estado de emergência no país na madrugada do sábado, pelo horário local, após a Embaixada de Israel no Cairo ter sido invadida por manifestantes na noite da sexta-feira. Segundo a emissora Al Jazeera, a junta militar pediu uma reunião de emergência do gabinete de crises para o sábado.

O Embaixador de Israel no Egito, Yitzhak Levanon, aguarda na madrugada do sábado no aeroporto do Cairo, pelo horário local, um avião militar israelense que o levará de volta a Israel, junto com sua família e funcionários israelenses da embaixada. A informação partiu de funcionários do aeroporto do Cairo. Nesta sexta-feira, a Embaixada de Israel no Egito foi invadida por cerca de 30 manifestantes, que jogaram centenas de documentos pelas janelas do primeiro andar do prédio. A polícia egípcia, aparentemente, não conseguiu evitar a invasão, em uma noite de distúrbios que se espalharam pelo Cairo e por Alexandria.

continua após o anúncio

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou para o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, manifestando preocupação com a invasão da Embaixada de Israel no Cairo. Obama também telefonou para a junta militar do Egito e pediu aos governantes do país que protejam a embaixada israelense.

 

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247