Furacão Irene ameaça Nova York e Washington

Barack Obama diz com todas as letras: tudo indica que esse furaco ser histrico e de alto custo; Nova York pode ser inundada em zonas baixas; Prefeito ordena evacuao; capital tambm no caminho; ventos chegam a 175 km/h



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O governo dos Estados Unidos está pronto para responder ao potencialmente "histórico" furacão Irene, disse o presidente Barack Obama nesta sexta-feira, advertindo aos moradores que estão no caminho da tempestade que prestem atenção aos alertas e comecem a tomar precauções.

"Tudo indica que este será um furacão histórico", disse Obama sobre o Irene, que deve atingir a costa leste norte-americana no final de semana.

Em mensagem de áudio feita durante suas férias em Martha's Vineyard, Obama advertiu os moradores que estão no caminho da tempestade que levem a sério as precauções para o furacão. Os moradores que receberem ordens para deixar suas casas devem obedecer, disse ele, dando a entender que Irene pode ser "extremamente perigoso e de alto custo".

continua após o anúncio

Uma série de órgãos federais tem se preparado durante a semana para a chegada do furacão e Obama disse que funcionários do governo já prepararam água, comida e outros suprimentos para serem enviados assim que o Irene chegar. Autoridades recomendaram que as pessoas evitem ir às ilhas Turks e Caïcos, nas Bahamas, onde ondas de 4 metros de altura são esperadas. O furacão está no Golfo do México e é apontado como de elevada gravidade.

Durante a passagem do Irene pela República Dominicana, mais de 11 mil pessoas tiveram que deixar suas casas no início da semana. O furacão também causou danos em Porto Rico, onde três pessoas morreram e mais de 30 mil tiveram de deixar suas casas.

continua após o anúncio

Ele afirmou que funcionários federais já chegaram aos Estados que devem ser afetados vão coordenar, com funcionários locais, as ações necessárias, que vão continuar durante o final de semana.

Prefeito de Nova York ordena retirada de áreas baixas

continua após o anúncio

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, ordenou nesta sexta-feira a saída de toda a população das áreas mais baixas da cidade diante da aproximação do furacão Irene, que na tarde de hoje perdeu parte de sua força, mas continuava classificado como tempestade de categoria 2 na escala Saffir-Simpson, que vai de 1 a 5.

Segundo o mais recente boletim do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, divulgado às 15h de hoje, Irene tem ventos de 161 quilômetros por hora, pouco abaixo do boletim anterior, mas ainda é um furacão de categoria 2.

continua após o anúncio

O sistema seguia em direção ao litoral da Carolina do Norte, aonde deve chegar em algum momento da noite desta sexta-feira. A expectativa é de que a tormenta atinja a região metropolitana de Nova York no domingo como um furacão de categoria 1.

A aproximação do furacão Irene levou a Autoridade de Transporte Metropolitano de Nova York a decidir pela interrupção dos serviços de ônibus, metrô e trem a partir do meio-dia de sábado, anunciou o governador do Estado, Andrew Cuomo. Pontes também podem ser fechadas se os ventos máximos sustentados da tempestade passarem de 96 quilômetros por hora. Hospitais e casas de repouso em algumas regiões foram orientados a fechar.

continua após o anúncio

Os dois aeroportos que atendem à cidade ficam perto de corpos d'água e estão vulneráveis a inundações. Centenas de milhares de nova-iorquinos foram orientados a fazer as malas e se preparar para sair de casa, se necessário. A maior cidade dos EUA não é afetada por um furacão há décadas e um alerta de furacão não era emitido para a região desde o Glória, em 1985.

Já o governador de New Jersey, Chris Christie, alertou os moradores e turistas que é hora de sair da área costeira do sul do Estado. O sistema de trens também será interrompido a partir do meio-dia de sábado. Segundo o governador, está sendo discutida a retirada obrigatória da população das áreas de risco mais elevado.

continua após o anúncio

O Irene se dirige para uma área densamente povoada dos Estados Unidos, que inclui as cidades de Washington, Baltimore, Filadélfia, Nova York e Boston. Pelos menos 65 milhões de pessoas podem ser afetadas.

Mais cedo hoje o presidente dos EUA, Barack Obama, disse que "tudo indica que este será um furacão histórico". "Se você está no caminho desse furacão, precisa tomar precauções agora", disse Obama em mensagem de áudio feita durante suas férias em Martha's Vineyard. Ele antecipou o fim do descanso, e deve retornar para Washington na noite de hoje.

continua após o anúncio

Os riscos trazidos pelo Irene são muitos: aumento das marés, chuvas torrenciais, inundações-relâmpago e ventos devastadores. Este pode ser o furacão mais forte a atingir a Costa Leste nos últimos sete anos. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.

E mais:

Agência Estado, 9h57: O furacão Irene perdeu um pouco de força e está classificado como de categoria 2, porém segue seu curso e se aproxima da Costa Leste dos Estados Unidos. Um alerta de furacão foi ampliado para a área de New Jersey nesta sexta-feira. No dia anterior, o furacão chegou a ser apontado como de categoria 3, em uma escala de 1 a 5.

A nova área de alerta para o furacão se estende da costa da Carolina do Norte até Sandy Hook, em Nova Jersey, que fica logo ao sul da cidade de Nova York. Um alerta de furacão significa que problemas causados pelo fenômeno são aguardados em um período de 36 horas.

Os ventos máximos sustentados de Irene estavam em 175 quilômetros por hora nesta sexta-feira. O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), porém, afirmou que o fenômeno pode ganhar mais força, aproximando-se do limite entre as categorias 2 e 3, pouco antes de chegar à costa da Carolina do Norte.

O furacão deve chegar ao Estado norte-americano na manhã do sábado, passando por áreas populosas, e deve também passar pela região da cidade de Nova York no domingo.

Irene está 600 quilômetros a su-sudoeste de Cape Hatteras, na Carolina do Norte. Em algumas áreas o fenômeno pode provocar até 38 centímetros de chuva, segundo a previsão do NHC.

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247