Funcionário de Zelensky confirma "descompasso de agenda" e diz que Ucrânia quer ouvir proposta de paz do Brasil
Ihor Zhovkva confirmou a versão do governo brasileiro sobre a ausência de Zelensky para o encontro com o presidente Lula: "incompatibilidade de cronograma"
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - Vice-chefe do Gabinete do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, Ihor Zhovkva confirmou a versão do governo brasileiro acerca do cancelamento da reunião entre o mandatário ucraniano e o presidente Lula (PT) no Japão, para onde ambos viajaram com o objetivo de participar de uma cúpula do G7.
A conversa entre Lula e Zelensky estava marcada para o último domingo (21). No entanto, o ucraniano se atrasou e, depois, não apareceu para o encontro. Segundo Zhovkva, o que houve foi um descompasso de agenda". "Nada aconteceu com o presidente do Brasil. Na diplomacia, existe uma incompatibilidade de cronograma. Foi o que aconteceu".
>>> "Foi um desencontro normal", diz Celso Amorim sobre ausência de Zelensky para conversa com Lula
O funcionário de Zelensky ainda disse que a Ucrânia segue interessada em ouvir os planos de paz do Brasil para pôr fim à guerra do país contra a Rússia, que já dura mais de um ano. Ele, no entanto, fez ressalvas. "Acho que haverá uma oportunidade em plataformas internacionais relevantes para falar sobre como o Brasil realmente vê o que está acontecendo na Ucrânia. Se este país apresentar propostas de paz apropriadas, deve entender que essas propostas devem formar a base ou fazer parte do plano ucraniano, a fórmula ucraniana para a paz".
É possível que a reunião entre Lula e Zelensky aconteça em julho, na Bélgica, durante a Cúpula de chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos e da União Europeia.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247