Filho de ditador morto será mais um 'com bomba'

Coria do Norte j prepara 10 milhes de cartazes com fotos de Kim Jong-un ( dir.) como grande sucessor do pai Kim Jong-il, morto no sbado; cercado por mistrio, ele ter a sua disposio um poderoso arsenal nuclear; tenso no ar

Filho de ditador morto será mais um 'com bomba'
Filho de ditador morto será mais um 'com bomba' (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O mais novo integrante do clube dos homens com poderio nuclear – o mesmo que a primeira-dama francesa Carla Bruni se referiu ao explicar sua preferência pelo presidente francês Nicolas Sarkozy – tem entre 27 e 28 anos, acaba de virar órfão de pai, já havia perdido a mãe e, acredita-se, é fã da liga americana de basquete NBA. Trata-se do norte coreano Kim Jong-un, filho mais novo do ditador Kim Jong-il, morto no sábado 17, cujo país detém a bomba atômica. Ele foi anunciado pela TV estatal do país como o “grande sucessor” de seu pai. Desde 2009, quando começaram os rumores sobre a doença do líder do regime comunista, o caçula da família começou a ser apontado como o predileto para ocupar o poder, em detrimento dos dois irmãos mais velhos. Integrante da Comissão Nacional de Defesa, órgão mais poderoso do regime, no qual são decididos todos os movimentos militares do país, Kim Jong-un é próximo a Chang Song-taek, marido da irmã de seu pai e diretor do departamento administrativo do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte. Alguns analistas afirmam que ele poderá ser o "regente" até que Kim Jong-un esteja pronto para governar a Coreia do Norte sozinho.

A mãe de Kim Jong-um, informa o portal UOL, teria sido a esposa favorita do líder norte-coreano. Em um livro lançado em 2003, "Eu Era o Chef de Kim Jong-il", um japonês que escreveu sob o pseudônimo de Kenji Fujimoto afirmou que Kim Jong-un era o filho favorito de seu pai.

Mas a morte de Ko Yong-hui, ocorrida em 2004 e supostamente por causa de um câncer de mama, teria colocado o filho mais novo em segundo lugar na preferência para ocupar o poder, atrás de seu meio-irmão Kim Jong-nam.

continua após o anúncio

Entretanto, Kim Jong-nam foi deportado para o Japão em maio de 2001, e o outro irmão, Kim Jong-chol, aparentemente seria "efeminado", fato que teria melhorado as chances de Kim Jong-un para ascender ao poder.

Ele foi educado na Suíça, assim como seus irmãos. Mas Kim Jong-un teria evitado influências ocidentais, jantando fora apenas com o embaixador da Coreia do Norte e voltando para seu país natal quando não tinha aulas. Desde que voltou para Pyongyang, ele teria frequentado a Universidade Militar Kim Il-sung.

continua após o anúncio

Em agosto de 2010 Kim Jong-ub visitou a China, acompanhando o pai em uma viagem de Estado, segundo informações de um canal de televisão da Coreia do Sul.

Especula-se que Kim Jong-un já apresente alguns dos problemas de saúde de seu pai, tendo sido diagnosticado com diabetes e problemas cardíacos devido ao estilo de vida sedentário.

continua após o anúncio

Outra informação é que ele seria fã da NBA, a liga de basquete dos Estados Unidos. Mas, assim como quase todas as informações vindas da reclusa Coreia do Norte, os dados não foram confirmados oficialmente.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247