Ex-vice-ministro da Defesa polonês diz que Varsóvia se prepara para apoiar golpe armado em Belarus
Varsóvia dá sinais de que quer derrubar o presidente Lukashenko, um dos aliados mais próximos de Moscou; Kremlin rebateu declarações
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
(Sputnik) - A Polônia espera um golpe armado em Belarus e está se preparando para oferecer seu apoio militar, disse na quarta-feira o ex-vice-ministro da Defesa polonês, general Waldemar Skrzypczak.
Em 31 de março, o presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko, disse que o Ocidente estava planejando invadir o país e iniciar um golpe. Ele não nomeou nenhum país específico.
"Estamos nos preparando para um levante em Belarus, porque isso vai acontecer", disse Skrzypczak, segundo a emissora polonesa Polsat.
A expectativa é que o golpe seja iniciado pelos militares bielorrussos, esclareceu.
"Devemos estar prontos para apoiar as tropas que vão liderar a operação contra Lukashenko. Temos motivos para ajudá-los, assim como ajudamos os ucranianos", acrescentou o general.
Skrzypczak disse que os bielorrussos que fazem parte do contingente militar da Ucrânia podem se juntar à "revolta".
"Eles irão para Belarus. Espero que isso desencadeie uma revolta. Lukashenko tem medo disso", opinou.
Skrzypczak expressou temores de que, no caso de uma "revolta", o número de refugiados que vão para a Polônia aumentaria.
"Se esse levante acontecer, é claro que haverá um êxodo de bielorrussos para a Polônia e devemos estar preparados para isso", concluiu o general.
Kremlin diz que Polônia é Estado hostil após declaração sobre preparação de hostilidades em Belarus
A Polônia é um país hostil e russofóbico, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, na quarta-feira, quando questionado sobre a declaração do general Skrzypczak sobre a preparação das hostilidades em Belarus.
“A Polônia é um Estado hostil para nós. Eu iria mais longe, não diria que é hostil. Porque, infelizmente, a liderança polonesa está literalmente entrando em histeria de russofobia… Certamente, a Rússia tem obrigações de garantir a segurança de Belarus, o que faremos diante de uma ameaça tão óbvia”, disse Peskov.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popularAssine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247