Ex-primeiro-ministro da França é novamente absolvido

Dominique de Villepin inocentado no caso Clearstream, sobre falsas listas de comisses ilegais. Antes de pensar na presidncia de 2012, no entanto, ter de justificar dinheiro da frica



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Roberta Namour, correspondente do 247 em Paris - O ex-primeiro-ministro da França Dominique de Villepin se livrou do caso das falsas listas de beneficiados de comissões ilegais, conhecido como Clearstream. Ele foi absolvido novamente nesta quarta-feira pelo Tribunal de Apelação de Paris. Os outros dois acusados, no entanto, foram condenados. O matemático Imad Lahoud pegou três anos de prisão, com 18 meses em regime fechado, e o ex-vice-presidente do grupo europeu EADS Jean-Louis Gergorin, a outros três anos, com seis meses de cumprimento efetivo. Eles terão ainda que pagar multa de 40 mil euros cada um.

A Promotoria recorrera da absolvição de Villepin. O Ministério Público pode levar o caso à Suprema Corte, estendendo a decisão definitiva para 2012 ou 2013.

Candidato à eleição presidencial de 2012, o ex-primeiro-ministro comemora a decisão e diz estar mais motivado do que nunca para seguir adiante. Ele ainda terá, no entanto, de enfrentar as recentes acusações do advogado Robert Bourgi de ter recebido ao lado do então presidente Jacques Chirac a soma de US$ 20 milhões de dinheiro proveniente de dirigentes africanos entre 1997 e 2005. Com Chirac fora da corrida, ele se torna um concorrente em pontencial da direita contra Nicolas Sarkozy.

continua após o anúncio

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247