EUA tentam convencer aliados a driblar petróleo iraniano

Americanos discutem com europeus e pases rabes alternativas para manter a estabilidade nos mercados no caso de um embargo formal s exportaes de petrleo do Ir

EUA tentam convencer aliados a driblar petróleo iraniano
EUA tentam convencer aliados a driblar petróleo iraniano (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 com agências internacionais - Estados Unidos, os aliados europeus e os principais países árabes estão intensificando as conversações sobre como manter a estabilidade nos mercados no caso de um embargo formal às exportações de petróleo do Irã e a seu Banco Central, informou o Wall Street Journal.

Com o preço do barril na faixa dos US$ 100 e a Europa mergulhada em uma crise de dívida sem sinal de solução a curto prazo, os aliados dos americanos ainda têm receio de que qualquer interferência no setor de óleo e gás iraniano jogue para cima a cotação do petróleo no mercado internacional e contribua para deixar a região em um cenário econômico ainda mais negativo. O Irã é um dos maiores exportadores de petróleo do mundo.

O jornal destaca que um embargo deste tipo constituiria o confronto econômico mais direto entre o Irã e o Ocidente. O Irã ameaçou fechar o Estreito de Ormuz (entrada do Golfo Pérsico) se o embargo for aplicado.

continua após o anúncio

A escalada de punições contra o regime iraniano representa uma tentativa de dissuadir o governo de Teerã a abandonar seu programa nuclear. As preocupações aumentaram após a divulgação, no início do mês passado, de um relatório da Agência Internacional de Energia Atômica, que atesta o engajamento do país na tentativa de desenvolver projetos de bombas nucleares. O Irã nega qualquer ambição neste sentido e afirma que suas pesquisas incluem apenas energia civil e com fins médicos.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247