EUA acusam Rússia de receber centenas de drones iranianos para atacar Ucrânia

Acusação foi feita por John Kirby, assessor de segurança nacional da Casa Branca

O porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA, John Kirby
O porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA, John Kirby (Foto: Valter Lima)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Reuters - A Casa Branca disse nesta sexta-feira (9), que a Rússia pode estar aprofundando sua cooperação de defesa com o Irã e que Moscou recebeu centenas de drones de ataque unidirecional que estão sendo usados para alvejar a Ucrânia.

Citando informações recentemente tornadas públicas, a Casa Branca disse que os drones, ou veículos aéreos não tripulados (UAVs, na sigla em inglês), foram construídos no Irã, enviados pelo Mar Cáspio e depois usados pelas forças russas contra a Ucrânia.

continua após o anúncio

"A Rússia tem usado UAVs iranianos nas últimas semanas para atacar Kiev e aterrorizar a população ucraniana, e a parceria militar Rússia-Irã parece estar se aprofundando", disse o porta-voz da Casa Branca, John Kirby, em comunicado.

“Também estamos preocupados com o fato de a Rússia estar trabalhando conjuntamente com o Irã para produzir UAVs iranianos de dentro da Rússia”.

continua após o anúncio

Kirby disse que os EUA têm a informação de que a Rússia estava recebendo materiais do Irã necessários para construir uma fábrica de drones que pode estar totalmente em operação no início do próximo ano.

Os EUA já haviam aplicado sanções a executivos iranianos de uma fabricante de defesa por conta do fornecimento de drones para a Rússia. Na ocasião, o Irã reconheceu o envio de drones para a Rússia, mas disse que eles foram enviados antes da invasão da Ucrânia em fevereiro.

continua após o anúncio

Moscou negou que suas forças tenham usado drones iranianos na Ucrânia. Um funcionário da Casa Branca disse que o Irã transferiu várias centenas de drones para a Rússia desde agosto.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247