ETA anuncia fim definitivo de suas atividades armadas

Durante 43 anos, organizao praticou atos de terrorismo em nome da independncia do Pas Basco. Governo da Espanha comemora notcia como uma vitria da democracia



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 com agências internacionais - A organização separatista ETA anunciou ontem o fim definitivo de suas atividades armadas, após 43 anos de terrorismo pela independência do País Basco e mais de 800 vítimas. A mensagem foi divulgada em um vídeo no site do jornal basco Gara, que mostra três militantes da organização com capuzes brancos e boinas pretas, com o emblema da ETA atrás. "A ETA faz um apelo aos governos de Espanha e França para abrir um processo de diálogo direto que tenha por objetivo a resolução das consequências do conflito e, assim, a superação do confronto armado", disseram.

O anúncio foi feito três dias após o pedido da Conferência Internacional de Paz, organizada em San Sebastián e presidida pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Ann, para que o ETA depusesse definitivamente as armas.

Uma hora após o comunicado, o governo espanhol se manifestou. O chefe de Estado, José Luis Rodríguez Zapatero, comemorou a notícia como um "vitória da democracia, da lei e da razão". Já o líder do Partido Popular, Mariano Rajoy, favorito para se tornar novo chefe do governo nas eleições de 20 de novembro, disse que a tranquilidade dos espanhóis só será completa quando ocorrer a dissolução irreversível da ETA e seu completo desmantelamento.

continua após o anúncio

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247