Estados Unidos entregam última base no Iraque

Quase nove anos aps a invaso que capturou Saddam Hussein, o governo americano retira os cerca de 5,5 mil soldados remanescentes antes das festas de final do ano

Estados Unidos entregam última base no Iraque
Estados Unidos entregam última base no Iraque (Foto: SHANNON STAPLETON/Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 com agências internacionais - Os Estados Unidos entregaram nesta sexta-feira às forças armadas iraquianas a última das 505 bases militares que dispunham no país, uma dia após a cerimônia formal de retirada dos americanos do Iraque realizada em Bagdá.

Quase nove anos após a invasão que capturou e matou Saddam Hussein, o governo americano vai acabar com sua presença militar no Iraque e retirar os cerca de 5,5 mil soldados remanescentes antes das festas de final do ano. No início da guerra, em março de 2003, os EUA chegou a deslocar 170 mil homens para o Iraque. Apenas um pequeno contingente de civis e menos de 200 funcionários do Exército americano vão permanecer no país. A guerra matou 4.500 soldados americanos e 60 mil iraquianos e custou mais de US$ 750 bilhões aos cofres americanos, disse Obama.

O representante do primeiro-ministro, Hussein al-Assadi, e um coronel americano assinaram os documentos em uma sala da base Camp Adder, conhecida pelos iraquianos como base Imam Ali. .zm/arz

continua após o anúncio

Na cidade de Falluja, palco de uma das batalhas mais sangrentas do conflito, moradores queimaram bandeiras e comemoraram nas ruas. Mas entre as minorias curda e cristã o clima é de medo: eles temem se tornar mais vulneráveis a ataques de insurgentes sem a proteção americana.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247