Erdogan faz discurso de 'vitória'
O líder turco disse que ainda espera evitar um segundo turno, mas também aceitará um segundo turno

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
RT - O presidente Recep Tayyip Erdogan se dirigiu a uma grande multidão de seus apoiadores da varanda da sede de seu partido em Ancara na manhã de segunda-feira, dizendo que acredita em uma vitória no primeiro turno, mas, ao contrário de seus oponentes, esperará pacientemente que os resultados finais sejam anunciados .
“Acreditamos que podemos ficar acima de 50% nesta rodada”, afirmou Erdogan em um discurso pouco depois das 2h, embora reconhecendo que “os resultados das votações domésticas e estrangeiras levarão tempo para chegar”.
“Mas é claro que não somos como aqueles que tentam enganar a nação… criando uma imagem de que estão muito atrás, mas dizendo que estavam à frente”, acrescentou.
Com mais de 97% das cédulas apuradas, a vantagem inicialmente confortável de Erdogan caiu para 49,4% – pouco abaixo da maioria de 50% necessária para evitar um segundo turno, enquanto seu Kilicdaroglu tem 45%, segundo a Agência Anadolu .
“Ainda não sabemos se as eleições terminaram em primeiro turno... Se o nosso país optou por um segundo turno, também é bem-vindo”, disse, afirmando que “ao longo de nossa vida política, sem exceção, sempre respeitou a decisão da vontade nacional”.
O líder do Partido Republicano do Povo (CHP) e principal rival de Erdogan, Kemal Kilicdaroglu, acusou anteriormente o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AK) de "bloquear a vontade de Türkiye" ao exigir recontagens e atrasar a verificação final completa dos resultados. O candidato de fora Sinan Ogan também contribuiu com afirmações de que seu campo “ouviu que algumas manipulações são realizadas nos processos de contagem de votos no exterior”.
O Conselho Supremo Eleitoral ainda não finalizou a contagem e anunciou os resultados oficiais. Enquanto mais de 99% dos votos domésticos já foram apurados, mais da metade dos votos expressos fora do país ainda não foram computados até o início da manhã de segunda-feira. Se nenhum candidato obtiver pelo menos metade dos votos, um segundo turno será realizado em 28 de maio.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247