Erdogan diz que a Ucrânia merece se tornar membro da OTAN

Erdogan e Zelensky conversaram na Mansão Vahdettin em Istambul na noite desta sexta-feira (7)

Zelensky e Erdogan
Zelensky e Erdogan (Foto: Reprodução/Twitter)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Ucrânia merece ser um membro da OTAN, disse o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, após conversas individuais com seu colega ucraniano, Volodymyr Zelensky. Erdogan e Zelensky conversaram na Mansão Vahdettin em Istambul na noite desta sexta-feira (7). As conversas duraram cerca de 2,5 horas.

Falando em uma coletiva de imprensa após as negociações, Erdogan disse que a Ucrânia "merecia" ser membro da OTAN e que Ancara esperava que ambos os lados do conflito na Ucrânia pudessem retornar à paz. "Não existem dúvidas de que a Ucrânia merece aderir à NATO. Queria enfatizar mais uma vez um ponto que sempre defendi: não existe um perdedor numa paz justa. Apesar das diferenças entre ambas as partes, é o nosso desejo mais sincero regressar à busca pela paz o mais cedo possível", o presidente turco.

continua após o anúncio

“Temos sido o país que mais esforços tem feito para acabar a guerra por negociações baseadas na lei internacional”, sublinhou, antes de dirigir palavras ao "amigo" Zelensky. "Apesar do que aconteceu, a amizade entre a Turquia e a Ucrânia cresceu mais forte em todos os aspetos. Na guerra, que já tem 500 dias, o povo ucraniano está a defender a sua integridade territorial e a independência do seu país". Erdogan disse que Ancara continuaria seus esforços para encerrar o conflito na Ucrânia por meio de negociações.

A Ucrânia solicitou adesão acelerada à OTAN em setembro de 2022, após o início da operação militar russa em fevereiro daquele ano. O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, disse que a aliança não estava pronta para aprovar o pedido da Ucrânia imediatamente, principalmente devido ao seu envolvimento ativo em um conflito armado. Kiev disse que espera receber um convite claro para ingressar no bloco da Otan na próxima cúpula em Vilnius na próxima semana. No entanto, o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, disse que a Ucrânia não se juntará à OTAN após a cúpula de líderes da OTAN.

continua após o anúncio

A viagem de Zelensky é sua primeira visita à Turquia desde abril de 2021. Em agosto de 2022, os dois líderes se encontraram na cidade ucraniana de Lviv.

ACORDO DE GRÃOS DO MAR NEGRO - A Turquia espera que a Iniciativa de Grãos do Mar Negro, também conhecida como acordo de grãos, seja estendida, disse Erdogan. Falando Na coletiva de imprensa após as negociações, Erdogan disse que "esperava" a extensão do acordo de grãos concluído em julho de 2022 em Istambul. Erdogan disse que espera discutir o acordo de grãos com o presidente russo, Vladimir Putin, por telefone ou pessoalmente. O presidente turco disse esperar que Putin visite a Turquia em agosto. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse na sexta-feira que não descarta contatos entre Putin e Erdogan em um futuro próximo.

Rússia, Ucrânia, Turquia e as Nações Unidas fecharam um acordo para fornecer um corredor marítimo humanitário para navios com exportações de alimentos e fertilizantes dos portos ucranianos do Mar Negro em 22 de julho de 2022. O acordo agora tem vencimento em meados de julho.

Em 7 de junho, o Ministério da Defesa da Rússia disse que um grupo de sabotagem ucraniano havia explodido o oleoduto de amônia Tolyatti-Odesa na região de Kharkiv. O Kremlin disse que a explosão complicaria a extensão do negócio de grãos. O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Vershinin, disse no início desta semana que a Rússia acreditava que 18 de julho seria o dia do término do acordo de grãos. (Com informações da Sputnik). 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247