Erdogan diz após vencer eleição presidencial que o 'Século da Turquia' começará

Este ano, a Turquia moderna celebra 100 anos desde a sua criação

Apoiadores do presidente turco Erdogan celebram após os primeiros resultados das pesquisas de boca de urna para o segundo turno das eleições presidenciais do lado de fora da sede provincial do Partido AK (AKP) em Istambul, Turquia, 28 de maio de 2023
Apoiadores do presidente turco Erdogan celebram após os primeiros resultados das pesquisas de boca de urna para o segundo turno das eleições presidenciais do lado de fora da sede provincial do Partido AK (AKP) em Istambul, Turquia, 28 de maio de 2023 (Foto: REUTERS/Hannah McKay)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente turco Recep Tayyip Erdogan declarou que "o século da Turquia" começou após sua vitória nas eleições presidenciais deste domingo (28). Este ano, a Turquia moderna celebra 100 anos desde a sua criação por Kemal Atatürk.

Erdogan venceu o segundo turno das eleições presidenciais com 52,14% dos votos, enquanto seu adversário Kemal Kilicdaroglu obteve 47,86% dos votos, segundo dados do Conselho Supremo Eleitoral. Líder do Partido AK, de raízes islamistas, Erdogan apelou aos eleitores com discursos nacionalistas durante uma campanha divisiva que desviou a atenção dos profundos problemas econômicos enfrentados pela Turquia nos tempos recentes. Apoiadores de Erdogan reunidos do lado de fora de sua residência em Istambul entoaram 'Allahu Akbar', ou 'Deus é o Maior', informa a agência Reuters.

"Com a Grande Vitória da Turquia… Que comece o século da Turquia!" disse Erdogan no Twitter. Falando a apoiadores em sua residência em Ancara na noite de domingo, Erdogan disse que "a Turquia é a vencedora. A vencedora é nossa própria nação com todos os seus segmentos. A vencedora é nossa democracia. Se você se lembra, dissemos em todas as oportunidades que ninguém em nosso país perderia se ganhássemos". 

Por sua vez, Kilicdaroglu disse que continuará a liderar sua luta política na oposição. Em meio à divulgação dos resultados, ele denunciou o que chamou de "a eleição mais injusta em anos". Falando em Ancara, Kilicdaroglu disse que os resultados mostram a vontade do povo de mudar um governo autoritário. Ele disse ainda estar triste com os "problemas" que aguardam a Turquia. 

continua após o anúncio

A derrota de Kilicdaroglu provavelmente será aplaudida em Moscou, que construiu fortes laços com Erdogan, mas lamentada nas capitais da Otan fora Istanbul, depois que a Turquia assumiu uma postura mais independente em suas relações exteriores.

O fundador da Turquia moderna, Kemal Atatürk assumiu a presidência da recém-criada República da Turquia em 1923. Com o objetivo de modernizar o país, ele implementou reformas radicais, tais como: a abolição de todas as instituições islâmicas, a introdução de códigos legais ocidentais, a promoção da industrialização e uma política externa neutra. 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247