Erdogan diz após vencer eleição presidencial que o 'Século da Turquia' começará
Este ano, a Turquia moderna celebra 100 anos desde a sua criação
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O presidente turco Recep Tayyip Erdogan declarou que "o século da Turquia" começou após sua vitória nas eleições presidenciais deste domingo (28). Este ano, a Turquia moderna celebra 100 anos desde a sua criação por Kemal Atatürk.
Erdogan venceu o segundo turno das eleições presidenciais com 52,14% dos votos, enquanto seu adversário Kemal Kilicdaroglu obteve 47,86% dos votos, segundo dados do Conselho Supremo Eleitoral. Líder do Partido AK, de raízes islamistas, Erdogan apelou aos eleitores com discursos nacionalistas durante uma campanha divisiva que desviou a atenção dos profundos problemas econômicos enfrentados pela Turquia nos tempos recentes. Apoiadores de Erdogan reunidos do lado de fora de sua residência em Istambul entoaram 'Allahu Akbar', ou 'Deus é o Maior', informa a agência Reuters.
"Com a Grande Vitória da Turquia… Que comece o século da Turquia!" disse Erdogan no Twitter. Falando a apoiadores em sua residência em Ancara na noite de domingo, Erdogan disse que "a Turquia é a vencedora. A vencedora é nossa própria nação com todos os seus segmentos. A vencedora é nossa democracia. Se você se lembra, dissemos em todas as oportunidades que ninguém em nosso país perderia se ganhássemos".
Por sua vez, Kilicdaroglu disse que continuará a liderar sua luta política na oposição. Em meio à divulgação dos resultados, ele denunciou o que chamou de "a eleição mais injusta em anos". Falando em Ancara, Kilicdaroglu disse que os resultados mostram a vontade do povo de mudar um governo autoritário. Ele disse ainda estar triste com os "problemas" que aguardam a Turquia.
A derrota de Kilicdaroglu provavelmente será aplaudida em Moscou, que construiu fortes laços com Erdogan, mas lamentada nas capitais da Otan fora Istanbul, depois que a Turquia assumiu uma postura mais independente em suas relações exteriores.
O fundador da Turquia moderna, Kemal Atatürk assumiu a presidência da recém-criada República da Turquia em 1923. Com o objetivo de modernizar o país, ele implementou reformas radicais, tais como: a abolição de todas as instituições islâmicas, a introdução de códigos legais ocidentais, a promoção da industrialização e uma política externa neutra.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247