Erdogan da Turquia presta juramento para novo mandato como presidente e prega união
Presidente reeleito também nomeou seu ministério neste sábado (3)
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O presidente turco, Tayyip Erdogan, foi empossado para um novo mandato presidencial neste sábado (3), após vencer a reeleição no último fim de semana, estendendo seu governo para uma terceira década. Líder mais longevo da Turquia, Erdogan levou 52,2% dos votos no segundo turno realizado em 28 de maio.
O protocolo da vitória de Erdogan foi entregue ao líder turco por Devlet Bahceli, presidente do Partido do Movimento Nacionalista e o legislador mais velho. Posteriormente, Erdogan prestou juramento no parlamento nacional, assumindo assim oficialmente a presidência da Turquia. Em seguida, foi tocado o hino nacional.
“Eu, como presidente, juro pela minha honra e integridade, diante da grande nação e história turcas, que protegerei a existência e independência do nosso Estado”, disse Erdogan, durante a cerimônia no parlamento em Ancara que foi transmitida ao vivo.
Mais tarde, no palácio presidencial, Erdogan declarou: "Vamos abraçar todos os 85 milhões de pessoas, independentemente de suas opiniões políticas... Vamos deixar de lado o ressentimento do período eleitoral. Vamos procurar maneiras de reconciliar", afirmou.
Erdogan nomeou seu novo ministério ainda neste sábado. Cevdet Yilmaz foi nomeado vice-presidente turco. Yasar Guler, que serviu como chefe do Estado-Maior das forças armadas turcas, foi nomeado ministro da Defesa do país. O novo gabinete também inclui o ministro das Finanças Mehmet Simsek, que anteriormente também ocupou este cargo, o ministro das Relações Exteriores, Hakan Fidan, que anteriormente ocupou o cargo de chefe da Organização Nacional de Inteligência e participou ativamente das negociações sobre o estabelecimento das relações entre Ancara e Damasco, bem como o ministro da Energia, Alparslan Bayraktar, que sucedeu a Fatih Donmez. (Com informações da Sputnik).
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247