Em segredo, Espanha negocia transição na Síria

Primeiro-ministro Jos Luis Rodrguez Zapatero teria oferecido asilo ao presidente Bashar el Assad. Ontem, represso bombardeou cidade com navios de guerra



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Antes de deixar a Secretaria Geral do Executivo espanhol, Bernardino León foi enviado em segredo pelo primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero à Síria para propor a suas autoridades uma saída pacífica. As informações são do jornal El País. León viajou sozinho e utilizou seu passaporte comum - não o diplomático. Em Damasco, se reuniu com chefes do regime sírio em residências particulares.

Nascido em Málaga, o homem de máxima confiança do primeiro-ministro Zapatero foi nomeado no final de julho enviado especial da UE para o Mediterrâneo sul. O posto visa criar uma influência positiva sobre as revoluções árabes. A que começou na Síria em março custou a vida de pelo menos 1.800 civis. Ontem, o regime de Assad bombardeou com navios de guerra um bairro de Latakia, a principal cidade costeira.

Desde o início da transição democrática a Espanha tem uma relação privilegiada com a Síria. Até junho, Zapatero esteve em contato telefônico com Assad. Segundo a publicação, isso o animou a tomar em julho a iniciativa de enviar León com uma proposta de parar a repressão, organizar o calendário de uma transição e formar um governo com representantes da oposição. O governo estaria disposto a dar asilo aos Assad na Espanha - Rifaat el Assad, tio do atual presidente e ex-vice-presidente da Síria, já vive no País.

continua após o anúncio

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247