Em meio à guerra na Ucrânia, EUA deslocam maior porta-aviões do mundo para exercícios militares da Otan
USS Gerald R. Ford realizará exercícios de treinamento com as Forças Armadas da Noruega, país que faz fronteira com a Rússia no Ártico
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Reuters - O maior porta-aviões do mundo, o USS Gerald R. Ford, navegou para Oslo nesta quarta-feira, pela primeira vez para um navio deste tipo dos Estados Unidos, em uma demonstração de força da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em um momento de tensão elevada entre o grupo e a Rússia sobre a guerra na Ucrânia.
O navio e sua tripulação realizarão exercícios de treinamento com as Forças Armadas norueguesas ao longo da costa do país nos próximos dias, disseram os militares noruegueses.
"Esta visita é um sinal importante da estreita relação bilateral entre os EUA e a Noruega e um sinal da credibilidade da defesa e dissuasão coletivas", disse Jonny Karlsen, porta-voz do Quartel-General Conjunto Norueguês, o centro de comando operacional das Forças Armadas.
Em um ponto de Oslo, dezenas de pessoas de todas as idades se reuniram na praia para observar a embarcação enquanto ela passava, tirando fotos e gravando vídeos.
A mídia norueguesa informou que o porta-aviões navegaria ao norte do Círculo Polar Ártico. Karlsen se recusou a comentar as reportagens.
A embaixada russa em Oslo condenou a visita do porta-aviões.
"Não há questões no norte (Ártico) que exijam uma solução militar, nem tópicos em que seja necessária intervenção externa", disse a embaixada em um post no Facebook.
A Noruega, membro da Otan, faz fronteira com a Rússia no Ártico e, no ano passado, tornou-se o maior fornecedor de gás da Europa após uma queda nos fluxos de gás russo.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247