Djokovic declara apoio aos sérvios do Kosovo em torneio na França

"Kosovo é o coração da Sérvia. Pare a violência", escreveu o tenista em uma câmera de vídeo após uma partida no Aberto da França

Novak Djokovic
Novak Djokovic


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

(Sputnik) - O tenista sérvio Novak Djokovic falou em apoio aos sérvios em Kosovo após sua partida no torneio de tênis do Aberto da França de 2023.
Djokovic venceu o jogador norte-americano Aleksandar Kovacevic na primeira rodada do torneio na segunda-feira e escreveu em uma câmera de vídeo após a partida "Kosovo é o coração da Sérvia. Pare a violência".

"Não sei o que vai acontecer, se serei punido, sei que jornalistas estrangeiros já escreveram sobre isso. Não tenho dúvidas, faria de novo. Sou contra qualquer guerra e conflito, sempre afirmei isso publicamente", disse Djokovic ao portal de notícias sérvio telegraf.rs.

A estrela do tênis  já havia se manifestado publicamente em defesa da integridade territorial da Sérvia e contra o reconhecimento de Kosovo como um país independente em 2008. Na época, ele gravou uma mensagem em vídeo para um comício em Belgrado.

No sábado, o Conselho de Segurança Nacional da Sérvia condenou a Força Kosovo da Otan (KFOR) por aguardar enquanto a polícia kosovar usava a força para instalar novos prefeitos albaneses nas províncias do norte, de maioria sérvia. No final do dia, o ministro da Defesa sérvio, Milos Vucevic, disse que o exército sérvio estava posicionando suas unidades perto de Kosovo em antecipação às provocações.

Na segunda-feira, centenas de sérvios do Kosovo foram aos prédios da administração local exigindo a retirada da polícia e dos funcionários do Kosovo. As tropas da missão KFOR, equipadas com dispositivos de dispersão de multidões, foram destacadas nos municípios de Zvecan, Leposaviq e Zubin Potok.

Pelo menos 52 sérvios ficaram feridos durante os confrontos em Kosovo, disse o presidente sérvio, Aleksandar Vucic. A imprensa noticiou que pelo menos 41 militares do contingente da KFOR também ficaram feridos em confrontos, tendo a própria missão confirmado 25 feridos.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247