Dissidente político cubano morre após greve de fome

Wilman Villar (31) cumpria uma pena de quatro anos por "desacatos autoridade", aps participao de um protesto da chamada Unio Patritica de Cuba

Dissidente político cubano morre após greve de fome
Dissidente político cubano morre após greve de fome (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O dissidente cubano Wilman Villar morreu na última quinta-feira num hospital de Santiago de Cuba, em consequência de uma greve de fome iniciada na prisão onde cumpria uma pena de quatro anos por "desacatos à autoridade".

Segundo Elizardo Sánchez, porta-voz da Comissão Cubana dos Direitos Humanos e Reconciliação Nacional (CCDHRN), Wilman Villar, de 31 anos, pertencia desde setembro do ano passado a um grupo chamado União Patriótica de Cuba, criado em meados do ano passado e liderado pelo ex-preso político José Daniel Ferrer.

Membros da oposição cubana reagiram acusando o regime liderado por RaulCastro de ter cometido um "assassinato político" .

continua após o anúncio

Villar foi detido a 14 de novembro, quando participava numa ação de protesto desse grupo na localidade de Contramaestre, onde residia, e dias depois, segundo a CCDHRN, foi submetido a um "juízo sumário" por delitos de desacato e atentado à autoridade, tendo sido condenado a quatro anos de prisão.

O dissidente estava detido na prisão de Aguadores, onde iniciou a greve de fome em protesto pela sua condenação.

continua após o anúncio

O CCDHRN considera que o Governo de Cuba "tem toda a responsabilidade moral, política e jurídica" pela morte "evitável" de Wilman Villar, uma vez que este se encontrava sob a custódia do Estado.

Elizardo Sánchez comparou o caso ao do preso político Orlando Zapata, falecido em fevereiro de 2010 também na sequência de uma greve de fome iniciada na prisão. (Com informações do El País).

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247