Díaz-Canel cumpre nesta terça-feira na Itália primeira etapa de viagem à Europa
Presidente de Cuba destaca na Itália solidariedade entre os dois povos
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Prensa Latina - O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, disse nesta segunda-feira (19), após sua chegada à Itália que "a solidariedade e a amizade entre nossos povos sustentam 120 anos de relações diplomáticas".
Numa mensagem publicada na sua conta do Twitter, o presidente afirmou ainda que “com a nossa chegada a Roma, recordamos com emoção e orgulho os nossos profissionais de saúde que lutaram nos tempos difíceis da Covid-19 para salvar vidas” nesta nação europeia.
Desta forma, Díaz-Canel destacou a importância da ajuda prestada por 90 especialistas do contingente médico cubano Henry Reeves durante a primavera de 2020, dos quais 38 prestaram assistência em Turim e outros 52 na cidade de Crema, nas regiões do Norte, na Lombardia e Piemonte, respectivamente.
No último 23 de maio, durante um ato realizado na capital italiana pelos 60 anos da colaboração médica cubana no mundo, Stefania Bonaldi, prefeita de Crema na ocasião, afirmou que "o povo cubano deve sentir-se muito orgulhoso do trabalho realizado por seus médicos, que deram um grande exemplo de humanismo”.
Pouco antes de sua chegada, o presidente indicou em nota publicada nas redes sociais que “iremos visitar o Estado da Cidade do Vaticano, a República Italiana e a República da Sérvia. Com certeza serão dias intensos nos quais trabalharemos para continuar promovendo e diversificando nossos laços em busca do desenvolvimento de Cuba”.
Como parte de sua agenda, o líder cubano terá encontros com o Papa Francisco nesta terça-feira, com o presidente italiano, Sergio Mattarella, além de Qu Dongyu, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), e também terá encontros com empresários do país.
Díaz-Canel iniciou assim um circuito por países europeus, no âmbito do qual, para além de uma próxima visita a Belgrado, capital da Sérvia, participará também, na qualidade de presidente do G77+China, na "Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Mundial” que acontecerá em Paris, na França, nos dias 22 e 23 de junho.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247