Declaração da cúpula da Otan diz que 'o futuro da Ucrânia está na aliança'

O documento acrescenta que a Otan não busca confrontar a Rússia, mas não pode considerar Moscou como parceiro

Participantes da Cúpula da Otan se posicionam para posar para uma foto oficial da família em Vilnius, Lituânia, em 11 de julho de 2023
Participantes da Cúpula da Otan se posicionam para posar para uma foto oficial da família em Vilnius, Lituânia, em 11 de julho de 2023 (Foto: Andrew Caballero-Reynolds/Pool via REUTERS/File Photo)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O futuro da Ucrânia, que luta em uma guera contra a Rússia há mais de 500 dias, está na Otan, disse a aliança em seu comunicado publicado durante a cúpula de Vilnius nesta terça-feira (11), acrescentando que a adesão de Kiev não exigirá o tradicional Plano de Ação para Adesão.

"Apoiamos totalmente o direito da Ucrânia de escolher seus próprios arranjos de segurança. O futuro da Ucrânia está na Otan. Reafirmamos o compromisso que assumimos na Cúpula de 2008 em Bucareste de que a Ucrânia se tornará membro da Otan e hoje reconhecemos que o caminho da Ucrânia para a plena integração euroatlântica ultrapassou a necessidade do Plano de Ação para Associados", diz o comunicado.

No início de junho, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que Kiev esperava receber um convite claro para se juntar ao bloco na cúpula na capital lituana. Ele também disse que os militares ucranianos estão decepcionados com o fato de a Ucrânia ainda não ter recebido uma resposta positiva clara sobre a adesão à União Europeia e à Otan. Em 19 de junho, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que a cúpula de alto nível não discutiria um convite formal, e sim maneiras de "aproximar a Ucrânia da Otan". >>> Zelensky expressa preocupação com o convite indefinido à Otan e acusa aliados de falta de disposição

continua após o anúncio

O documento acrescenta que a Otan não busca confrontar a Rússia, mas não pode considerar Moscou como parceiro. "Buscamos estabilidade e previsibilidade na área euroatlântica e entre a Otan e a Rússia. A Otan não busca confronto e não representa uma ameaça para a Rússia. À luz de suas políticas e ações hostis, não podemos considerar a Rússia como nossa parceira", diz o texto.

Os Estados Unidos sediarão a próxima cúpula da OTAN em 2024, e a Holanda sediará uma cúpula em 2025, acrescenta o comunicado na terça-feira. “Expressamos nosso agradecimento pela generosa hospitalidade que nos foi oferecida pela República da Lituânia. Esperamos nos encontrar novamente para o 75º aniversário da Aliança em Washington, D.C. em 2024, seguido por uma reunião na Holanda em 2025”, dizia o comunicado. (Com informações da Sputnik). 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247