Cúpula da Otan busca acordo sobre candidatura da Ucrânia após Turquia concordar com entrada da Suécia

Líderes da Otan se reúnem em Vilnius hoje (11) e amanhã

Sede da Otan em Bruxelas
Sede da Otan em Bruxelas (Foto: REUTERS/Yves Herman/)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Líderes da Otan se reúnem em uma cúpula em Vilnius, Lituânia,  nesta terça-feira (11), buscando superar divisões em relação à candidatura de adesão da Ucrânia, após um acordo para levantar o bloqueio da Turquia à entrada da Suécia na aliança militar, informa a Reuters. A cúpula na capital lituana será dominada pelas repercussões da guerra na Ucrânia, com os líderes prontos para aprovar os primeiros planos abrangentes da Otan desde o fim da Guerra Fria para enfrentar a Rússia. Diplomatas afirmam que as diferenças estão diminuindo em relação à aspiração da Ucrânia de se juntar à Otan. Embora os membros da Otan concordem que Kiev não pode entrar durante a guerra, eles discordam sobre o quão rapidamente isso poderia acontecer após o conflito e sob quais condições.

O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, que foi convidado para participar da reunião em Vilnius, tem pressionado a Otan a fornecer ao seu país um caminho claro para a adesão na comunicação final da cúpula, para que possa se juntar logo após o fim da guerra. "Ainda estamos trabalhando na redação... mas já entendemos o fato de que a Ucrânia estará na Aliança", disse Zelensky no Twitter na noite de segunda-feira. Ele afirmou que a Ucrânia está "trabalhando para tornar o algoritmo de adesão o mais claro e rápido possível". 

continua após o anúncio

Os membros da Otan no Leste Europeu têm apoiado a posição de Kiev, argumentando que trazer a Ucrânia para a Otan é a melhor maneira de enfrentar a Rússia.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247