Cúpula China-Ásia Central será realizada a partir de quinta-feira
O presidente chinês comanda a reunião, que ocorre na cidade de Xi'an

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - A Cúpula China-Ásia Central será realizada nos dias 18 e 19 de maio em Xi'an, província de Shaanxi. O presidente chinês, Xi Jinping, presidirá a cúpula, anunciou o Ministério das Relações Exteriores.
Segundo a agência informativa Xinhua, a Cúpula China-Ásia Central é um marco na história das relações entre a China e os países da Ásia Central.
Ao longo dos anos, os países vêm aumentando suas relações seguindo os princípios de respeito mútuo, amizade de boa vizinhança, solidariedade em tempos difíceis e cooperação ganha-ganha, produzindo resultados frutíferos de cooperação.
Em 2013, a China propôs a Iniciativa do Cinturão e Rota (ICR) para fomentar novos impulsionadores para o desenvolvimento global. Todos os cinco países da Ásia Central assinaram documentos sob a estrutura da ICR.
A China tem sido o maior ou principal parceiro comercial dos países da Ásia Central há muitos anos. Em 2022, o volume de comércio entre a China e os países da Ásia Central registrou um recorde de mais de US$ 70 bilhões.
Os produtos agrícolas de qualidade da Ásia Central, como trigo, soja, frutas, frutas secas, carne bovina e carne de carneiro, são exportados para a China, tornando o comércio entre eles mais equilibrado e saudável.
Até o final de 2022, mais de 65 mil trens de carga China-Europa transportaram mais de 6 milhões de unidades equivalentes a vinte pés de carga, no valor de US$ 300 bilhões.
Quase 80% do total das viagens passaram pela Ásia Central.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247