Conselho da UE adota 11º pacote de sanções contra a Rússia
Em 2022, os países ocidentais impuseram sanções à Rússia em resposta à sua operação militar na Ucrânia
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
(Sputnik) - O Conselho da União Europeia anunciou nesta sexta-feira (23) que adotou o 11º pacote de sanções contra a Rússia com o objetivo de fortalecer as restrições existentes e impedir que sejam contornadas.
"O Conselho adotou hoje um décimo primeiro pacote de medidas restritivas econômicas e individuais destinadas a fortalecer as sanções existentes da UE e reprimir sua evasão, corroendo ainda mais a máquina de guerra de Putin e suas receitas", disse o órgão da UE em um comunicado.
O bloco também decidiu impulsionar "a cooperação bilateral e multilateral com terceiros países e a prestação de assistência técnica", diz o comunicado.
"A fim de minimizar ainda mais o risco de contornar as sanções, a decisão de hoje proíbe o trânsito pelo território da Rússia de mais bens e tecnologia que possam contribuir para o aprimoramento militar e tecnológico da Rússia ou para o desenvolvimento do setor de defesa ou segurança, bens e tecnologia adequada para uso na indústria aeronáutica ou espacial e combustível para aviação e aditivos de combustível, exportados da UE para países terceiros", disse o Conselho da UE.
A lista ampliada de itens restritos que poderiam contribuir para o aprimoramento tecnológico do setor de defesa e segurança da Rússia agora inclui "componentes eletrônicos, materiais semicondutores, equipamentos de fabricação e teste para circuitos eletrônicos integrados e placas de circuito impresso, precursores de materiais energéticos e precursores de armas químicas, componentes óticos, instrumentos de navegação, metais utilizados no setor de defesa e equipamentos marítimos".
Além disso, a UE ampliou as sanções contra a mídia russa e proibiu a transmissão de mais cinco canais. "A fim de enfrentar a campanha internacional sistemática da Federação Russa de manipulação da mídia e distorção de fatos com o objetivo de aumentar sua estratégia de desestabilização de seus países vizinhos - a UE e seus Estados-membros -, o Conselho estendeu a suspensão de licenças de transmissão a mais cinco meios de comunicação: RT Balkan, Oriental Review, Tsargrad, New Eastern Outlook e Katehon", dizia o comunicado.
Em 2022, os países ocidentais impuseram sanções à Rússia em resposta à sua operação militar na Ucrânia. Em fevereiro de 2023, a UE bloqueou o trânsito de bens europeus e tecnologias de uso duplo pela Rússia no 10º pacote de sanções para evitar a evasão de sanções. Em maio, a UE disse que suas exportações para a Rússia caíram 55% em relação aos níveis de 2021, e as importações russas para o bloco encolheram quase 60% como resultado das sanções.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247