Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA relata conversa "construtiva" com Celso Amorim
Sullivan e Amorim conversaram via telefone sobre a guerra na Ucrânia e declarações recentes do Brasil que enfureceram os Estados Unidos

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, relatou que teve uma conversa telefônica "construtiva" com o assessor especial do presidente Lula para assuntos internacionais, o ex-chanceler Celso Amorim.
Segundo Sullivan, eles conversaram sobre a guerra na Ucrânia e comentários recentes do Brasil acerca do conflito, que deixaram os Estados Unidos enfurecidos. Sullivan não citou o presidente Lula diretamente, mas provavelmente se referia e ele, uma vez que o chefe de Estado brasileiro defendeu que Washington parasse de enviar armas a Kiev e começasse a discutir um processo de paz.
"Tive uma boa conversa com meu homólogo, Sr. Amorim. Cobrimos uma ampla gama de questões, incluindo a Ucrânia e alguns dos comentários públicos que vimos. Foi construtiva, detalhada, concordamos em continuar e ter uma conversa estratégica mais longa sobre a ampla gama de questões que ambos os EUA e o Brasil enfrentam ao redor do mundo", disse Sullivan a jornalistas, na segunda-feira (24).
"Eu tenho confiança na força estrutural fundamental da relação EUA-Brasil. É uma relação entre duas grandes democracias, dois povos dinâmicos e inovadores e há muito trabalho positivo para fazermos juntos incluindo, por exemplo, em proteger a Amazônia", acrescentou. "Esse é o tipo de coisa que devemos enfrentar mesmo que enfrentemos essas questões geopolíticas juntos".
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247