Comboio das forças de Kadafi é visto na fronteira com Níger

Segundo militares franceses, 250 veculos tentam chegar a Burkina Faso. O objetivo seria pedir asilo ao ditador Muammar Kadafi. A Arglia fechou sua fronteira para ex-dirigentes lbios



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Segundo informações das agências Reuters e France Presse, um grande comboio de veículos civis e militares vindos da Líbia cruzaram a fronteira com Níger na noite de ontem. A imprensa local acredita que trata-se de um pedido de asilo do ditador Muammar Kadafi.

Militares franceses disseram que o comboio tem cerca de 250 veículos e foi escoltado pelo exército de Níger, uma ex-colônia francesa ao sul da Líbia. O destino seria o país vizinho Burkina Faso, que já havia declarado sua disposição em oferecer asilo a Kadafi. Um dos filhos do ditador líbio, Saif Al Islam, estaria no grupo.

Nos últimos dias, as autoridades argelinas expulsaram e rejeitaram a entrada de 30 oficiais das forças fiéis à Kadafi em seu território, assim como de vários ministros líbios, segundo o diário local "Echourouk". Ontem, o governo negou a entrada de uma alta responsável líbia e à ministra da Educação. Ele também expulsou um ex-ministro de Juventude e Esportes líbio, identificado como Fatah Mohammed Senusi, e um de seus filhos.

continua após o anúncio

Em 29 de julho, o Governo argelino anunciou que tinha acolhido Safia, esposa de Kadafi, e três de seus filhos - Aisha, Hannibal e Mohamed - por "razões humanitárias".

Na Líbia, uma delegação formada por cinco líderes tribais da região de Bani Walid, uma das últimas fortificações de resistência, vão se reunir nesta terça-feira com os comandantes militares rebeldes líbios para tentar chegar a um acordo definitivo que permita a entrada das tropas sem derramamento de sangue.

continua após o anúncio

Existe rumores de que a negociação seja na realidade uma tática das forças pró-Kadafi para ganhar tempo e permitir a fuga de seus líderes ao vizinho africano.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247