Com Dilma, Lula se encontra com a prefeita de Paris
Presidente registrou o encontro com Anne Hidalgo, que em 2020 lhe concedeu o título de cidadão honorário de Paris
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta sexta-feira (23) com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, na capital francesa. Nas redes sociais, Lula publicou uma foto em que aparece com a ex-presidente Dilma Rousseff e a prefeita Anne Hidalgo e lembrou que Paris irá sediar os jogos olímpicos de 2024.
A prefeita parisiense também divulgou o encontro com Lula. "Bem-vindo a Paris @LulaOficial! Cidadão honorário, você está em casa aqui. Que prazer encontrá-lo e discutir os desafios que nossas democracias devem enfrentar para salvar o planeta e combater o populismo. Tudo está interligado, contamos com você", afirmou Anne Hildalgo.
Em março de 2020, Lula recebeu das mãos da prefeita parisiense o título de cidadão honorário da capital francesa. A honraria havia sido concedida pelo Conselho de Paris (equivalente a uma Câmara de Vereadores) quando ele ainda estava preso em Curitiba.
Também nesta sexta-feira, o presidente Lula participou da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, e cobrou que os acordos comerciais passem a ser mais justos. “Não é possível que tenhamos uma parceria estratégica e haja uma carta adicional fazendo ameaça a um parceiro estratégico. Como é que a gente vai resolver isso?”, questionou Lula, sentado ao lado do anfitrião do evento, o presidente francês Emmanuel Macron.
Em seu discurso, Lula se referiu à construção da UE como patrimônio democrático da humanidade. “Depois de duas guerras mundiais, vocês conseguirem construir a União Europeia, conseguirem fazer um Parlamento, conseguirem viver com divergência, mas discutindo as coisas democraticamente. É uma coisa que eu quero para a América do Sul”.
Leia também matéria da RFI sobre Lula na França:
Paris: Lula é aclamado por 20 mil pessoas ao falar sobre a Amazônia em frente à Torre Eiffel
“A Amazônia é um território soberano do Brasil, mas ao mesmo tempo pertence a toda a humanidade, por isso faremos todos os esforços para manter a floresta em pé”, disse Lula, pedindo a contribuição dos países desenvolvidos – “os maiores poluidores” – para alcançar a meta.
Lula bateu na tecla de que a Amazônia, cujo território abrange áreas de oito países da América do Sul, é a maior floresta tropical do mundo, com 400 povos indígenas que falam 300 idiomas. "A região representa 6% da superfície total da Terra e tem o rio mais caudaloso do planeta, com 10% das espécies de plantas e animais do mundo."
O presidente lembrou ao público do evento que 87% da matriz energética brasileira é limpa e renovável, contra 27% da média mundial, e que 50% da energia consumida no Brasil é renovável, contra 15% no mundo.
O discurso do presidente brasileiro no evento Power our Planet foi precedido de intervenções da primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley, do presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, e do presidente do Quênia, William Ruto. Lula focou o seu discurso de cerca de 5 minutos, com tradução consecutiva para o inglês, na biodiversidade da Amazônia e nos recursos renováveis do Brasil e terminou convocando a plateia, formada majoritariamente por jovens, a visitarem a Amazônia, anunciando a COP 30, que deve acontecer em 2025 no Pará.
Após o discurso, ouviu-se o coro “Olê, olê, olá, Lula, Lula”. Na multidão, via-se também uma bandeira do Brasil segurada por uma mulher.
O Power our Planet reúne ativistas climáticos, líderes mundiais, mas também artistas de prestígio, incluindo Lenny Kravitz, Billie Eilish, Joé Dwèt Filé, H.E.R e Jon Batiste.
Promovido pela organização internacional ambientalista, o evento em Paris tem o objetivo de convocar os líderes mundiais, bem como o setor privado, a "se comprometer com a luta contra a crise climática e dar aos países em desenvolvimento acesso ao financiamento de que precisam urgentemente ".
Lula chegou a Paris no início da tarde desta quinta-feira para participar da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, organizada pelo presidente francês Emmanuel Macron, na qual estão sendo discutidas reformas nas instituições financeiras multilaterais, com o objetivo de responder de forma mais justa e solidária aos desafios da transição climática nos países em desenvolvimento.
Após ter almoçado com a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff, e ter participado de uma série de encontros bilaterais - com os presidentes da África do Sul e Cuba, o primeiro-ministro do Haiti e o presidente da COP 28 nos Emirados Árabes Unidos -, Lula se dirigiu ao Champs de Mars, em frente à Torre Eiffel, onde está acontecendo um evento paralelo à Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, dedicado ao meio ambiente e à luta contra as mudanças climáticas.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popularAssine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247