Colômbia e Brasil resgatam os últimos reféns das Farc

Os quatro militares e seis policiais estavam detidos h mais de 12 anos

Colômbia e Brasil resgatam os últimos reféns das Farc
Colômbia e Brasil resgatam os últimos reféns das Farc (Foto: Boris Heger)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 com Agência Brasil – Os últimos quatro militares e seis policiais mantidos como reféns da guerrilha das Forças Revolucionárias da Colômbia (Farc) foram libertados nesta segunda-feira. Eles estavam em poder dos rebeldes há mais de 12 anos e foram entregues a uma missão humanitária, informou o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). “Nas últimas horas, em uma zona rural fronteiriça dos departamentos de Meta e Guaviare, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc-EP) liberaram quatro militares e seis policiais, o número total de pessoas que havia sido anunciado por este grupo armado nos meses de dezembro e janeiro", diz o comunicado.

A ex-senadora Piedad Córdoba, que estava à frente da missão, informou em seu perfil no Twitter que a viagem de retorno do grupo foi de muita expectativa e, ao se aproximar de Villavicencio, os libertados cantaram. "Já aterrissamos, aterrissa a esperança, aterrissam vivos, livres e agora vamos em busca da paz", escreveu a ex-senadora.

A operação de resgate contou com a participação do de integrantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), do governo colombiano e de organizações não governamentais. A equipe, formada por 22 especialistas brasileiros, em duas aeronaves, e mais três integrantes da Cruz Vermelha, estava em alerta desde sexta-feira (30).

continua após o anúncio

A porta-voz da CICV no Brasil, Sandra Lefcovich, lembrou que é a quarta vez que brasileiros participam dos resgastes. Segundo ela, o Brasil dá o apoio logístico e técnico nas operações. De acordo com Lefcovich, as operações são complexas e delicadas.

Do Brasil, foram utilizados dois helicópteros Cougar, do 4º Batalhão de Aviação do Exército, de Manaus, e equipes de apoio. No último dia 12, os governos do Brasil e da Colômbia , além do CICV, firmaram um protocolo de segurança e coordenação, definindo a suspensão e o cancelamento de atividades militares na área da missão humanitária.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247