CIA teria organizado vacinação para capturar Bin Laden

Segundo o jornal The Guardian, a agncia americana tentou obter o DNA do terrorista por meio de campanha contra poliomielite no Paquisto



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – A edição desta terça-feira do jornal britânico The Guardian causou polêmica ao publicar uma matéria acusando representantes da Agência Central de Inteligência Americana (CIA) de terem promovido falsas campanhas de saúde no Paquistão. Segundo a reportagem do jornal, o médico paquistanês Shakil Afridi foi contratado para simular um mutirão contra poliomielite, cujo principal objetivo era localizar o DNA do terrorista líder da Al-Queda, Osama Bin Laden. O médico paquistanês foi preso após o fim do esquema, supostamente montado pela CIA.

A tensa relação entre Paquistão e Estados Unidos agravou-se após a morte de Bin Laden, no dia 2 de maio. O terrorista foi localizado por uma operação da marinha americana em uma mansão na cidade paquistanesa de Abbottabad, onde morava desde 2001, a menos de um quilômetro da principal academia militar do país.

Segundo a matéria, a falsa campanha era parte dos preparativos americanos para capturar o líder da Al-Queda. O plano inicial era coletar amostras de sangue de crianças da região, que seriam comparadas com o sangue de uma irmã do terrorista. O jornal afirma que a operação não teve sucesso e teria sido derrubada após as primeiras suspeitas de ilegalidade. Para parecer verdadeira, a campanha teve início em regiões pobres da cidade.

continua após o anúncio

Um profissional da saúde do país teria aplicado vacinas contra pólio inclusive dentro da mansão do terrorista. O enfermeiro foi preso logo após a operação militar que matou Bin Laden. Três esposas do terrorista e diversas crianças foram capturadas após a operação de saúde. As mulheres são acusadas de fornecerem informações sigilosas sobre a organização da Al-Queda. Atualmente acredita-se que teriam fornecido informações vitais sobre as atividades do grupo terrorista, tornando-se as maiores testemunhas da ação que o matou.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247