China reage após Biden chamar Xi Jinping de "ditador": "ataque à dignidade política da China"

Por sua vez, o Departamento de Estado disse que a observação de Biden sobre o presidente chinês não precisa de mais esclarecimentos

Mao Ning, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China
Mao Ning, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China (Foto: REUTERS/Thomas Peter)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Pequim expressou um forte protesto a Washington em conexão com os recentes comentários do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre o presidente chinês, Xi Jinping, por meio da porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning.

Durante um evento de arrecadação de fundos na Califórnia nesta terça-feira (20), Biden disse que Xi não tinha todas as informações sobre o incidente do suposto balão espião no início deste ano, acrescentando que foi "um grande constrangimento para os ditadores".

"As declarações do lado dos EUA são extremamente absurdas, extremamente irresponsáveis, contrárias aos fatos, violam gravemente a etiqueta diplomática, constituem um sério ataque à dignidade política da China e uma provocação política aberta. Pequim expressa seu profundo descontentamento e forte protesto", declarou Mao Ning, conforme publicado na Sputnik Mundo. 

continua após o anúncio

Por sua vez, o porta-voz do Departamento de Estado, Vedant Patel, disse nesta quarta-feira (21) que acredita que a observação de Biden sobre o presidente chinês não precisa de mais esclarecimentos. "Não acho que os comentários do presidente precisem ser mais esclarecidos ou interpretados", disse Patel a repórteres.

O ataque de Biden veio um dia depois de uma visita de alto nível do secretário de Estado, Antony Blinken, a Pequim, um esforço para acalmar as tensões entre os EUA e a China. 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247