China festeja 90 anos de PC

Em meio ao recrudescimento das medidas repressivas no pas, a China festeja com pompa os 90 anos da fundao do Partido Comunista



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Natália Rangel_247 - O cenário escolhido para a celebração do nonagésimo aniversário do Partido Comunista da China foi o da opulência, da disciplina e da prosperidade de uma nação que experimenta sua fase de maior crescimento econômico de toda a sua história – retrato que é cada vez mais verdadeiro, ao menos, entre os extratos sociais mais abastados da sociedade chinesa. Para exibir todo o progresso, o primeiro ministro Hu Jintao, também secretário geral do agremiação política que governa a China com mãos de ferro desde 1949, aproveitou a data para anunciar portentosas obras de infra-estrutura, entre elas a maior ponto sobre o mar do mundo (com 38 quilometros) e o trem de alta velocidade que liga Pequim a Xangai. O país todo se mobilizou para comemorar com exposições, marchas pública e homenagens este marco histórico – a data em que o partido foi fundado em julho de 1921 e que poria fim, na versão oficial propagada pelas autoridades chinesas, às sucessivas invasões ocidentais desencadeadas pela guerra do Ópio desde o final do século XIX.

A celebração da data “libertadora”, no entanto, soa demagógica e contraditória em um momento em que a repressão no país só faz crescer, artistas e intelectuais são presos como subversivos sem motivo oficial e a comunidade internacional expressa sua apreensão e sua pública condenação às restrições à liberdade praticadas pelas autoridades do país. A propaganda oficial naturalmente não fala da violência que se instalou no país e que foi promovida pela próprio Partido Comunista durante a Revolução Cultural (1966-1976) que deixou 45 milhões de mortos. Na verdade, a festa também vem encobrir a má fase do partido, acusado de dezenas de irregularidades e corrupção propaladas pelo enriquecimento do país dos últimos anos. O PC tem hoje 80 milhões de membros, sendo que 75% desse total tem mais de 35 anos de idade.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247