China expressa apoio à Rússia após motim abortado do grupo Wagner

A China apoiou a Rússia na manutenção de sua estabilidade nacional

Os presidentes da Rússia e China, Vladimir Putin e Xi jinping
Os presidentes da Rússia e China, Vladimir Putin e Xi jinping (Foto: Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Reuters - A China apoiou a Rússia na manutenção de sua estabilidade nacional, disse o Ministério das Relações Exteriores da China no domingo, um dia depois de um motim abortado pelo grupo Wagner de mercenários fortemente armados.

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Andrei Rudenko, conversou em Pequim sobre questões "internacionais" no domingo, após o mais sério desafio ao poder do presidente Vladimir Putin desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022.

continua após o anúncio

"O lado chinês expressou apoio aos esforços da liderança da Federação Russa para estabilizar a situação no país em conexão com os eventos de 24 de junho e confirmou seu interesse em fortalecer a coesão e maior prosperidade da Rússia", disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

O Ministério das Relações Exteriores da China disse inicialmente apenas que Rudenko havia trocado opiniões com o ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, sobre as relações sino-russas, bem como "questões internacionais e regionais de interesse comum".

continua após o anúncio

Posteriormente, disse que a China apóia a Rússia na manutenção de sua estabilidade nacional e que a recente escalada nas tensões na Rússia são "assuntos internos" da Rússia.

Não ficou claro quando Rudenko chegou a Pequim, ou se sua visita à China, um importante aliado da Rússia, foi em resposta à aparente rebelião liderada pelo líder mercenário Yevgeny Prigozhin.

continua após o anúncio

O motim foi abortado no sábado em um acordo que poupou Prigozhin e seus mercenários de enfrentar acusações criminais em troca de Prigozhin retirar seus combatentes de volta à base e se mudar para a Bielo-Rússia.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247