China diz que buscar bodes expiatórios não resolverá problema de droga nos EUA

Porta-voz Hua Chunying afirmou que os Estados Unidos representam 5% da população global, mas consomem 80% dos opioides do mundo

Hua Chunying
Hua Chunying (Foto: CARLOS GARCIA RAWLINS/REUTERS)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Rádio Internacional da China - Em resposta à prisão e ao processamento de cidadãos e empresas chinesas pelos dos Estados Unidos por questões relacionadas ao fentanil, a porta-voz da chancelaria chinesa, Hua Chunying, disse, em redes sociais internacionais no fim de semana, que os EUA oferecem prêmios para caçar empresas ou cidadãos chineses em outro país, o que é uma típica detenção arbitrária e sanções unilaterais. 

Procurar um bode expiatório não resolverá o problema das drogas dos próprios EUA, advertiu a porta-voz. O governo norte-americano deve revogar imediatamente as sanções contra as agências chinesas de combate às drogas, interromper a caça com prêmios e a detenção arbitrária, além de libertar imediatamente os cidadãos chineses presos ilegalmente.

continua após o anúncio

Hua Chunying afirmou que os Estados Unidos representam 5% da população global, mas consomem 80% dos opioides do mundo. Os EUA deveriam fazer todo o possível para reduzir a demanda doméstica de drogas e proteger seus cidadãos por meio de leis e educação. O país não pode resolver seus problemas internos transferindo os conflitos para o exterior, culpando outros países e desacreditando a imagem da China.

Hua Chunying também condenou os EUA por não controlarem armas, com mais de 40 mil cidadãos mortos em embates armados todos os anos, nem sancionarem os fabricantes e vendedores de armas. Ela questionou por que o Congresso estadunidense aprovou uma resolução acusando a China de julgar o traficante de drogas Mark Swidan, nascido em território norte-americano, que havia escondido 60 quilos de metanfetamina, o suficiente para matar 30 mil pessoas.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247