Brasileiros deixam o Sudão em meio à iminência de guerra civil e escassez de alimentos

Grupo de 10 pessoas deixou o país em uma longa viagem de micro-ônibus para cruzar a fronteira com o Egito em busca de segurança e recursos alimentares

(Foto: Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Um grupo de brasileiros conseguiu escapar do conflito em curso no Sudão, atravessando a fronteira com o Egito em um micro-ônibus, de acordo com o Itamaraty. De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, o grupo é formado por dez pessoas incluindo uma servidora do Itamaraty e membros do time de futebol Al-Merrikh, que agora estão sob a proteção da embaixada brasileira no Cairo.

O país africano tem enfrentado um cenário de caos há dez dias, com escassez crítica de alimentos, água potável, medicamentos e combustível, como afirmado pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

continua após o anúncio

Embora alguns brasileiros ainda estejam no Sudão aguardando resgate, a situação no país continua crítica, com relatos de novos confrontos violentos ocorrendo nesta terça-feira (25), apesar de uma tentativa recente de cessar-fogo mediada pelos Estados Unidos. 

Várias tentativas anteriores de estabelecer um acordo de paz fracassaram desde o início do conflito em 15 de abril. Os combates começaram quando o líder sudanês Fatah al-Burhan e o líder paramilitar Mohamed Hamdan Dagalo, do grupo RSF, discordaram sobre a participação dos paramilitares no Exército e disputaram a formação de um possível governo de transição.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247