Brasil e Espanha discutem benefícios da reforma trabalhista espanhola

O ministro brasileiro do Trabalho, Luiz Marinho, não poupou elogios à reforma trabalhista espanhola e destacou que o Brasil vai beber dessa experiência

Yolanda Díaz e Luiz Marinho
Yolanda Díaz e Luiz Marinho (Foto: Twitter/@luizmarinhopt)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ministro brasileiro do Trabalho, Luiz Marihno, assinará nesta quarta-feira (25) um memorando de cooperação com a sua homóloga espanhola, Yolanda Díaz, com quem se reuniu hoje sobre questões trabalhistas, informa a Prensa Latina

Marinho chegou a Madri na parada final da delegação do gigante sul-americano chefiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que cumprirá na capital da Espanha uma agenda intensa após a visita oficial à Portugal.

continua após o anúncio

Marinho não poupou elogios à reforma trabalhista espanhola e destacou que o Brasil vai beber dessa experiência, que classificou como positiva.

Ao lado da segunda vice-presidente do governo espanhol e ministra do Trabalho, Yolanda Díaz, em entrevista coletiva conjunta, Marinho indicou que, assim como foi feito no país ibérico, o Brasil pretende iniciar um processo de negociação tripartite (sindicatos, empresários e governo) em busca de pontos coincidentes que permitam melhorar seu mercado de trabalho.

continua após o anúncio

Por sua vez, Díaz destacou a importância de melhorar a vida dos trabalhadores na Espanha ou no Brasil. "Ter trabalho decente, é ter empresas decentes, é ter qualidade de vida, abandonar a precariedade e reduzir um pouco a desigualdade no mundo”, disse a ministra.

Sobre o acordo que será assinado com o presidente Lula da Silva, a vice-presidente destacou que vai contemplar um trabalho conjunto em defesa dos direitos trabalhistas, salariais e da democracia nas empresas.

continua após o anúncio

Marinho e Díaz concordaram que o papel dos sindicatos com empresas fortes e prósperas, sem jornadas excessivas, são elementos que resultam na saúde da economia.

"Estou convencido de que esta nova etapa entre Espanha e Brasil é crucial para a construção de uma internacional democrática que deve ser, ao mesmo tempo, uma internacional operária, com os interesses dos trabalhadores acima dos interesses daqueles que sempre gozaram de privilégios em nossos países", disse Diaz.

continua após o anúncio

Nos dias 17 e 18 de julho, a cúpula UE-Celac será realizada em Bruxelas e, entre outros temas, a Espanha quer se estabelecer como uma ponte para aumentar a cooperação e o intercâmbio com a América Latina e o Caribe, segundo fontes oficiais da Prensa Latina. 

Nesse contexto, o Brasil é um ator relevante que com Lula da Silva quer finalizar um acordo Mercosul-UE, algo que a Espanha privilegiará respeitando diferentes posições, tanto na América do Sul quanto na Europa.

continua após o anúncio

Um fórum empresarial com a presença de Sánchez, seus três vice-presidentes e numerosos ministros, terá uma delegação brasileira similar chefiada por Lula na quarta-feira.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247