Blinken se encontra com principal diplomata chinês em Jacarta
Analistas veem as reuniões como parte dos esforços para abrir caminho a uma cúpula entre o presidente Joe Biden e o líder chinês Xi Jinping neste ano
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
JACARTA (Reuters) - O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, se encontrou com o principal diplomata chinês, Wang Yi, nesta quinta-feira, à margem das reuniões da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) na capital da Indonésia, a mais recente de uma série de interações entre as superpotências rivais.
Wang está representando a China nas reuniões de Jacarta envolvendo a Asean e países parceiros depois que Pequim disse que o ministro das Relações Exteriores, Qin Gang, não compareceria por motivos de saúde. Wang também se reuniu com enviados de Rússia, Austrália, Japão e Índia.
Ele e Blinken foram vistos sentados frente a frente em uma sala de reuniões de um hotel no centro de Jacarta e não falaram com a imprensa.
Blinken se encontrou com Qin e Wang em Pequim no mês passado, marcando a primeira visita à China de um secretário de Estado dos EUA em cinco anos. Ele visava amenizar a intensa rivalidade entre as superpotências, que também são as duas maiores economias do mundo. A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, visitou a China no início deste mês e o enviado climático John Kerry deve visitar o país na próxima semana.
Wang, que é o chefe de política externa do Partido Comunista Chinês, está acima de Qin, que como ministro das Relações Exteriores é o chefe de política externa do governo.
O embaixador da China nos Estados Unidos realizou uma rara reunião no Pentágono na quarta-feira com a principal autoridade de defesa dos EUA para a Ásia, disse o Pentágono, em conversas que se seguiram às críticas norte-americanas à relutância chinesa em se envolver em comunicações militares.
Analistas veem as reuniões como parte dos esforços para abrir caminho a uma cúpula entre o presidente Joe Biden e o líder chinês Xi Jinping neste ano, mas as tensões permanecem altas.
O último encontro de Blinken com Wang Yi em Pequim pareceu ser o mais problemático de sua visita, com Wang dizendo a ele que a "causa raiz" de sua discórdia eram "percepções equivocadas dos EUA sobre a China" e suas "políticas equivocadas em relação à China", de acordo com um relato chinês.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247