Barcelona terá prefeito socialista, em consolo para Pedro Sánchez
Jaume Collboni, o candidato socialista, tornou-se prefeito da cidade catalã
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
BARCELONA, 17 de junho (Reuters) – O primeiro-ministro socialista da Espanha, Pedro Sánchez, recebeu um consolo de última hora no sábado, quando o conselho municipal de Barcelona nomeou um novo prefeito socialista após um acordo envolvendo dois partidos rivais.
Apesar de os partidos pró-independência parecerem certos de governar a segunda maior cidade da Espanha, Jaume Collboni, o candidato socialista, tornou-se prefeito depois que o partido de esquerda Barcelona en Comú, do prefeito em fim de mandato Ada Colau, ofereceu seu apoio, com o respaldo do Partido Popular conservador.
A decisão foi um impulso para o Partido Socialista, que lidera o governo nacional, após resultados em sua maioria fracos nas eleições locais em todo o país em 28 de maio.
Os resultados locais, juntamente com uma perda generalizada de poder nas regiões que realizaram eleições no mesmo dia, levaram Sánchez a antecipar para 23 de julho uma votação nacional que estava programada para ocorrer até dezembro.
Xavier Trias, de 76 anos, que representa o partido pró-negócios e pró-independência Junts per Catalunya, era o favorito para se tornar prefeito até o acordo de última hora em favor de Collboni.
"A decisão foi tomada para evitar um governo do Junts que estende tapetes vermelhos para grupos de interesse e setores favoráveis a políticas de direita", afirmou o Barcelona en Comú em comunicado.
Collboni substitui Colau, que, em seus oito anos de mandato, restringiu a abertura de novos hotéis na tentativa de conter o turismo em massa e estabeleceu metas ambiciosas para habitação social.
A mudança política em Barcelona é um novo revés para o movimento pró-independência da Catalunha, que tem enfrentado dificuldades nos últimos anos.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247