Aumenta a repressão na Síria

Ditador Assad ataca, com tanques, vilarejo prximo Turquia



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Tropas sírias entraram com tanques e armas de fogo pesado em um vilarejo perto da fronteira com a Turquia neste sábado, depois que o exército reforçou as operações no noroeste do país, onde tem havido intensos conflitos entre militares leais ao ditador Bashar Assad e desertores.

Os Comitês de Coordenação Local, um grupo que documenta protestos contra o governo, informaram que as forças de segurança irromperam em Bdama nesta manhã. O vilarejo fica cerca de 20 quilômetros distante da fronteira com a Turquia.

Na sexta-feira, tropas sírias atacaram Maaret al-Numan, um município na estrada que liga a capital à Aleppo, maior cidade do país. O ataque de hoje aconteceu quase 40 quilômetros ao oeste. Também neste sábado, os comitês elevaram o número de mortos nos protestos pró-democracia de ontem para 19.

continua após o anúncio

O levante popular que já dura três meses na Síria se mostrou surpreendentemente resistente, apesar da implacável repressão por parte do exército, de forças de seguranças difusas e de homens armados pró-regime. Ativistas de direitos humanos disseram que mais de 1.400 sírios foram mortos e outros 10 mil detidos, enquanto o Assad tenta manter o poder.

Bdama fica próxima de Jisr al-Shughour, uma cidade que estava saindo do controle do governo antes de o exército tê-la retomado no último domingo. Ativistas relataram conflitos em Jisr al-Shughour entre tropas leais ao ditador sírio e desertores, que se recusaram a tomar parte na contínua repressão aos protestos que buscam derrubar Assad.

continua após o anúncio

Os combates na região, que começaram quase duas semanas atrás, deslocaram milhares, incluindo algumas das 9.600 pessoas que estão abrigadas em campos de refugiados na Turquia

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247