Aos estudantes do Chile, prisão. Na USP, conversa

Polcia chilena prende 44 estudantes que invadiram a prefeitura de Santiago para protestar por melhores condies de ensino pblico. Enquanto isso, na reitoria da Universidade de So Paulo, os cerca de 50 estudantes que ocupam o prdio se renem mais uma vez para decidir se ficam ou saem

Aos estudantes do Chile, prisão. Na USP, conversa
Aos estudantes do Chile, prisão. Na USP, conversa (Foto: VICTOR RUIZ CABALLERO/Reuters)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 com Agência Estado - A situação não poderia ser mais diferente. A polícia do Chile retirou na manhã desta segunda-feira estudantes que protestavam na prefeitura de Santiago e prendeu 44 pessoas que estavam tentando ocupar o prédio, disseram autoridades. Os policiais agiram em minutos após um grupo de 50 pessoas, a maioria do ensino secundário, entrar no prédio na Praça de Armas da cidade.

Enquanto isso, na Universidade de São Paulo (USP), os estudantes que ocupam a reitoria permanecem amotinados desde a última quarta-feira e postergam desde sábado a ordem juficial que prevê a desocupação do prédio. E por um motivo bem menos nobre do que o dos estudantes chilenos, que protestam há seis meses por melhorias na edução do país.

O fim ocupação na reitoria da USP volta a ser discutido nesta segunda-feira. Os cerca de 50 estudantes que ocupam o prédio desde a última quarta-feira defendem a saída da Polícia Militar do campus da universidade. Segundo eles, que se rebelaram depois que três colegas serem pegos fumando maconmha, os policiais estão no campus para exercer repressão política. O prazo para que os estudantes deixem o prédio foi postergado, pela última vez, para as 23h de hoje.

continua após o anúncio

Chile

Antes de serem retirados pela polícia, os estudantes conseguiram desenrolar uma bandeira em uma das varandas do edifício na qual se lia: "A educação é um direito e nós vamos lutar para garantir isso". Os alunos se identificaram como membros da Assembleia Coordenadora de Estudantes Secundários.

continua após o anúncio

Os estudantes têm estado na vanguarda de um movimento que já dura seis meses para pressionar o governo do presidente conservador Sebastián Piñera a fornecer educação pública de qualidade a todos os chilenos até a universidade. O confronto se tornou mais violento com os lados se tornando mais polarizados

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247