Anistia Internacional quer apoio do Brasil a cubana

Organizao solicitou ao governo brasileiro que defenda os direitos da blogueira cubana Yoani Snchez e de todos os dissidentes, jornalistas e ativistas de direitos humanos de Cuba; comunicado foi publicado por ocasio da viagem da presidente Dilma Rousseff ao pas, no dia 31 de janeiro

Anistia Internacional quer apoio do Brasil a cubana
Anistia Internacional quer apoio do Brasil a cubana (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Anistia Internacional divulgou comunicado nesta sexta-feira para cobrar que o governo brasileiro defenda os direitos da blogueira cubana Yoani Sánchez, que pleiteia uma viagem ao Brasil para comparecer à exibição de documentário de que ela participa, contando sua história. "A Anistia Internacional solicitou ao governo brasileiro que intervenha junto as autoridades cubanas para que seja dada permissão a Yoani Sánchez de sair e entrar do país livremente", disse a organização em comunicado, que segue na íntegra abaixo:

Anistia Internacional - A notícia de que o Brasil emitiu o visto para Yoani Sánchez, a blogueira cubana e ativista de direitos humanos, para visitar o país em virtude de um festival de cinema é um passo significante no reconhecimento da sua liberdade de locomoção. As autoridades cubanas devem agora conceder-lhe permissão para viajar ao Brasil para comparecer à exibição do documentário do documentarista brasileiro Dado Galvão, em Jequié, Bahia, em 10 de Fevereiro. O filme apresenta a história de Yoani Sánchez e outros blogueiros.

A Anistia Internacional solicitou ao governo brasileiro que intervenha junto as autoridades cubanas para que seja dada permissão a Yoani Sánchez de sair e entrar do país livremente. Em carta datada de 20 de janeiro de 2012, endereçada ao Ministro da Relações Exteriores do Brasil, Sr. Antonio Patriota, a organização urge o governo brasileiro a tomar providências neste caso como também a discutir as violações de direitos humanos em Cuba (ver carta através do link http://www.amnesty.org/en/library/info/AMR19/001/2012/pt).

continua após o anúncio

A presidenta Dilma Rousseff visitará Cuba em 31 de Janeiro de 2012. Anistia Internacional insta-a a discutir com as autoridades cubanas o caso Yoani Sánchez, bem como a situação da liberdade de expressão, associação, reunião e locomoção que é de grande preocupação para a comunidade de direitos humanos. O caso de Yoani Sánchez e sua visita ao Brasil confere às autoridades brasileiras a oportunidade de engajamento com governo cubano entorno dessas questões.

As autoridades cubanas continuam a restringir severamente a liberdade de expressão, associação, reunião de dissidentes políticos, jornalistas e ativistas de direitos humanos. Dissidentes, jornalistas e ativistas de direitos humanos estão sujeitos a prisão domiciliar arbitrária e outras restrições que têm o objetivo de impedi-los de exercer atividades legítimas e pacíficas. Além disso, o governo cubano está negando a autorização de saída como uma medida punitiva contra os críticos e dissidentes do governo.

continua após o anúncio

A Anistia Internacional espera que a presidenta Rousseff usará sua próxima visita a Cuba para reforçar a crescente influência global do Brasil na promoção e proteção dos direitos humanos.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247