AIEA vai ajudar a descontaminar área de usina japonesa
Umgrupo de 12 pessoas vai ajudar a planejar e botar em prtica o processo de descontaminao da usina nuclear de Fukushima, danificada por tsunami em maro
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Um grupo de especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) vai visitar o Japão nesta semana para ajudar na limpeza das áreas contaminadas pelo vazamento de radiação da usina nuclear de Fukushima.
O chefe de gabinete Osamu Fujimura disse que o grupo de 12 pessoas vai ajudar a planejar e colocar em prática o processo de descontaminação durante sua visita de nove dias, que começa na sexta-feira.
Os especialistas também vão fazer visita da usina nuclear Fukushima Dai-ichi, reunir-se com autoridades japonesas e fazer um relatório, disse ele.
Um grande terremoto seguido por um tsunami danificou o sistema de resfriamento da usina, fazendo com que o núcleo de três reatores derretessem e liberassem uma grande quantidade de radiação. Dezenas de milhares de pessoas tiveram de deixar suas casas.
"Esperamos que possamos seguir com a descontaminação mais rapidamente e com mais eficiência ao reunir a sabedoria de todo mundo", disse Fujimura.
O grupo é a segunda maior missão da AIEA para o Japão desde o início da crise nuclear. Um grupo de investigação da AIEA visitou a usina no final de maio e início de junho.
A missão também vai inspecionar a usina e monitorar as experiências de descontaminação em áreas cultiváveis e outras áreas perto da usina.
O Japão levantou alguns dos avisos de evacuação ao redor da usina na semana passada, uma medida que teve como objetivo garantir a milhares de pessoas que era seguro voltar para casa.
Mas a área ainda precisa ser descontaminada, especialmente as escolas, parques e outras áreas frequentadas por crianças.
Mas uma área de 20 quilômetros ao redor da usina continua interditada. O governo levantou os avisos de evacuação em cinco cidades nas proximidades do limite de interdição, dizendo que a condição da usina está relativamente estável e os níveis de radiação estão se aproximando de padrões seguros.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247