África do Sul está pronta para mediar conflito entre Rússia e Ucrânia, diz ministra dos Negócios Estrangeiros
África do Sul pode atuar como mediadora no diálogo de paz entre a Rússia e a Ucrânia na primeira oportunidade, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, Naledi Pandor

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
(Sputnik) - A África do Sul pode atuar como mediadora no diálogo de paz entre a Rússia e a Ucrânia na primeira oportunidade, disse a ministra dos Negócios Estrangeiros, Naledi Pandor, na quarta-feira.
O governo sul-africano mantém contatos tanto com o presidente russo, Vladimir Putin, como com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenksy, observou Pandor, acrescentando que a África do Sul também está a acompanhar de perto a situação em torno do conflito e está à procura de oportunidades para participar nas tentativas de estabelecer um diálogo entre Moscou e Kiev.
Pandor referiu ainda que as sanções impostas pelo Ocidente contra a Rússia têm um efeito "secundário", com o qual outros países "sofrem". Pandor citou, em particular, o problema da transferência de fundos para os funcionários da embaixada sul-africana em Moscovo, devido à desconexão dos bancos russos do sistema SWIFT. Neste caso, as autoridades do país são "obrigadas" a transportar dinheiro para Moscovo para financiar a sua embaixada na Rússia, disse a ministra.
A África do Sul acolherá uma cimeira dos BRICS em Agosto, na qual o Presidente russo Vladimir Putin deverá participar. No entanto, Moscovo afirmou em Abril que terá de clarificar, no âmbito dos contactos bilaterais, a posição da África do Sul sobre a sua adesão ao Tribunal Penal Internacional (TPI).
O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, disse que o país iria considerar a decisão do partido no poder, o Congresso Nacional Africano (ANC), de se retirar do TPI depois de este ter emitido um mandado de captura contra Putin. Mais tarde, o gabinete de Ramaphosa divulgou um comunicado afirmando que havia "um erro" no comentário do presidente sul-africano e que a nação permaneceria no TPI.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247