A Inglaterra inteira espionada. Que vexame!

Escndalo dos grampos se alastra no pas dos maiores espies do mundo; celebridades como David Beckham, Paul McCartney e Jude Law foram espionados e iro processar o magnata Rupert Murdoch; imprio global de comunicao ameaado



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 _ Na terra da espionagem, todos foram espionados. Sabe-se agora que a mesma Inglaterra do serviço secreto MI-5, um dos mais eficientes do mundo, dos grandes escritores do gênero como George Orwell e Ian Fleming, e do 007 James Bond, o maior entre todos os espiões, é também um país devassado, de alto abaixo, pelas escutas clandestinas ilegais. O que parecia, no escândalo que fechou as portas do tablóide inglês The News of The World, semana passada, uma barbaridade cometida contra alguns poucos escolhidos, como o humilde primo do brasileiro assassinado Jean Charles, agora evoluiu para cima e para o alto. A espionagem atingiu os maiores escalões da fleumática sociedade inglesa.

Ninguém menos que o mais importante cidadão inglês vivo, sir Paul McCartney, o maior ídolo esportivo do país nos últimos 20 anos, David Beckham, e o ator holiwoodiano Jude Law entraram para a lista dos que tiveram suas comunicações xeretadas pelo esquema que tem, no último andar da pirâmide, um magnata estrangeiro. Não por menos, as três celebridades já anunciaram publicamente que irão processar o australiano Rupert Murdoch, patrão da News Corp, empresa que editava o jornal. E a conta não tem como ficar barata. McCartney se faz presente em todas as listas de três homens mais ricos do Reino Unido, Beckham é seu esportista mais bem pago e Law figura entre os cachês de primeira linha no mundo do cinema. Os pedidos de indenizações por violação de privacidade e outras acusações milionários.

Há, ainda, as questões criminal e moral. Agindo como se fosse a reencarnação do ícone australiano Crocodilo Dundee, que não via adversários em meio a selvas e desertos, passando por cima de todos, Murdoch extrapolou todos os parâmetros de respeito à privacidade estabelecidos em qualquer sociedade – e quanto mais na fechada sociedade britânica. Sua braço direito, a ruiva Rebekah Brooks, só pode circular pelas ruas de Londres, neste momento, porque pagou fiança para conservar a liberdade. Amiguinha dos ex-primeiros ministros Gordon Brown, com quem cavalgava, e Tony Blair, ela teve sua prisão decretada pela justiça inglesa sob a suspeita de ser a mandante dos grampos contra até aqui incontáveis cidadãos. Investigações em curso irão apontar se o The News of The World subiu mais degraus além de Paul McCartney, quem sabe chegando à realeza ou ao atual governo de David Cameron.

continua após o anúncio

O humilhante da história, como se os grampos fossem pouco, é o envolvimento da vetusta Scotland Yard, que cultiva a fama de ser uma das polícias mais bem organizadas do mundo. Em dois dias, os número 1 e 2, Paul Stephenson e John Yates, se demitiram de suas funções. Os gestos podem ser vistos como mea culpa pela incompetência em permitir, ao não descobrir, o extenso grampeamento, ou por conivência direta com o esquema.

 

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247