Wikipédia é a maior fonte de plágio nas universidades

Mais de 10% dos trabalhos copiados tm contedo da enciclopdia colaborativa; estudo do instituto Turnitin que ajuda professores a monitorar plgio

Wikipédia é a maior fonte de plágio nas universidades
Wikipédia é a maior fonte de plágio nas universidades (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Lucas Reginato_247 - Wikipédia é a maior fonte de plágios em trabalhos escolares e acadêmicos. A conclusão é do instituto Turnitin, que presta assessoria a professores buscando trechos copiados nos documentos enviados para análise. Foram mais de 33,5 milhões de artigos pesquisados, sendo 9 milhões de alunos de ensino médio e 24 de ensino superior. Foram encontrados 128 milhões de citações compatíveis com conteúdos circulando na internet.

A enciclopédia colaborativa foi a origem de mais de 10% do material plagiado para ensino superior e 8% para os estudantes secundários. A segunda fonte mais comum foi o Yahoo Respostas, com 4% e 7%, respectivamente.

As fontes de conteúdo plagiado foram divididas em cinco categorias. “Conteúdo social e de compartilhamento”, que inclui redes sociais, blogs e sites de pergunta e resposta, foi a categoria mais recorrente, com 30% das referências. “Sites escolares”, aqueles dedicados a explicar conteúdos de sala de aula, ficou em segundo lugar, com 22%. “Jornais e Portais de Notícias” foi a terceira origem mais corriqueira entre as cópias detectadas.

continua após o anúncio

Wikipédia faz parte da categoria “enciclopédias”, que inclui outras publicações tradicionais como a Brittanica.com ou a Encyclopedia.com, e teve 12% das aparições. A quinta e controversa categoria é "sites de venda de artigos acadêmicos".

O estudo do Turnitin questionou também diretores de instituições escolares para comparar o número de plágios em relação ao ano passado. Mais da maioria (55%) respondeu que as fraudes estão mais constantes em 2011 do que em 2010, e apenas 2% garantiram que estão em menor número. O restante (40%) afirmou que as infrações continuam na mesma quantidade.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247