Web desbanca jornais impressos nos EUA

Pela primeira vez na histria, americanos buscam mais notcias pela internet do que nos dirios convencionais



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Pela primeira vez nos Estados Unidos, a Internet é uma fonte mais usada para se ler notícias do que os jornais. E a publicidade também recebe mais investimento no universo online do que no impresso. É o que afirma uma pesquisa realizada no fim do ano passado e divulgada agora pela empresa americana de pesquisa em jornalismo Pew Project for Excellence in Journalism.

A Internet é a segunda fonte mais popular de notícias, perdendo apenas para os canais de televisão locais. As TVs também lideram em receita publicitária, com as mídias digitais em seguida. No estudo, denominado “Condições das Novas Mídias”, 41% dos entrevistados recorrem à Internet na maioria das vezes quando buscam por notícias, 10% a mais do que os leitores que buscam os jornais.

“A migração para a Internet está se acelerando”, afirmou Tom Rosenstiel, diretor do Project for Excellence in Journalism. “A rápida adoção dos tablets e a expansão do uso dos celulares inteligentes só reforçam essa tendência”.

continua após o anúncio

Editoras de jornais como a Gannett, New York Times Co. e McClatchy, mais centrados nos impressos, continuam amargando recuo em sua receitas publicitárias nos últimos dois anos. No mesmo período, redes de televisão e portais da internet comemoraram a retomada de suas receitas junto a anunciantes. O faturamento dos jornais caiu 46% em quatro anos e chegou a US$ 22,8 bilhões em 2010. Já a receita publicitária dos sites de notícias ficou em US$ 25,8 bilhões em 2010. “Um desafio para as empresas jornalísticas é que boa parte dessas verbas publicitárias online (48%) está relacionada à publicidade vinculada a buscas, e só uma pequena proporção às notícias”, diz o estudo.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247