Vídeos publicados na web geram fama repentina

Luiza, que estava no Canad, e o trio do vdeo Para nossa alegria so exemplos de pessoas que ficaram conhecidas depois de compartilhar uma gravao na rede

Vídeos publicados na web geram fama repentina
Vídeos publicados na web geram fama repentina (Foto: DIVULGAÇÃO)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Ana Luiza Jimenez para o Brasil 247 – Quem nunca ouviu falar da Luiza, que estava no Canadá, ou viu o vídeo caseiro “Para nossa Alegria”, que virou hit na voz dos irmãos Jefferson e Suellen? Com ou sem a intenção de ficarem conhecidos, anônimos surgem da internet e em poucos dias recebem a atenção de toda a mídia, se transformando em um meme - nome dado a um assunto que se espalha com rapidez pela internet.

A estudante Luiza Rabello, de 17 anos, mais conhecida como "Luiza que estava Canadá", ficou famosa no início do ano devido a um comercial gravado por seu pai, o colunista social em João Pessoa (PB), Geraldo Rabello, para divulgar um empreendimento imobiliário na cidade. O sucesso da propaganda começou no Nordeste e logo se espalhou por outras regiões do País. Luiza, que participava de um intercâmbio no Canadá, voltou ao Brasil para ser garota propaganda do empreendimento e colher os frutos da fama repentina.

De volta ao País, ela deu diversas entrevistas e lançou o blog de moda Luiza in Brazil, na tentativa de permanecer sob os holofotes da mídia. Além disso, a adolescente foi convidada a participar de outro intercâmbio, desta vez oferecido pelo Consulado dos Estados Unidos em São Paulo.

continua após o anúncio

Mas afinal, como vídeos caseiros, aparentemente despretensiosos, se espalham na rede com tanta velocidade? É difícil entender a dinâmica da internet, mas alguns fatores podem colaborar, como a divulgação por um artista ou figura pública. Luli Radfahrer, professor-doutor de comunicação digital da ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP, explica em entrevista ao portal Folha.com que, com a internet e as mídias sociais, o interesse público se tornou ainda mais público. "Aquilo que era exclusivo de uma região é cada vez mais universal", disse. "O conhecimento está ainda mais fragmentado, e sempre vai haver alguém interessado nesses assuntos".

Fama e anonimato - Outro exemplo de hit na internet é o vídeo ‘Para nossa alegria’, que em menos de uma semana teve cerca de 20 milhões de exibições no Youtube - se somados apenas duas versões disponíveis no site. Na gravação, os irmãos Suellen e Jefferson cantam acompanhados de sua mãe, Marinalva, a música gospel “Galhos Secos”, da banda Exodo. O resultado do grande número de visualizações foi um convite para participar do programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga.

continua após o anúncio

Os largos sorrisos e as vozes pouco afinadas dos irmãos chamaram a atenção de outras celebridades. Os comediantes Adnet, Paulinho Serra e Tatá Werneck aproveitaram o hit e fizeram uma versão da cantoria, que foi exibida no programa MTV Comédia. Os cantores Luciana Mello e Jarzinho também fizeram uma paródia de ‘Para nossa Alegria’. Nesse caso, o objetivo foi divulgar uma apresentação da dupla em uma casa de shows em São Paulo - iniciativa que colaborou para aumentar ainda mais a repercussão dos irmãos cantores.

Assista ao vídeo da Luiz, que estava no Canadá...

continua após o anúncio

 



E os irmãos de Para Nossa Alegria:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247