Vaza áudio de ex-diretor da Globo advertindo atores negros sobre 'tropa de choque branca'

Vinicius Coimbra afirma que usou o termo de forma pejorativa, em referência a 'movimentos brancos reacionários'

(Foto: Paulo Belote/Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 -Um áudio do ex-diretor de TV Vinício Coimbra, demitido da Globo em 2022 por assédio moral, que circula entre os atores da emissora, traz detalhes de uma reunião realizada entre o diretor e artistas negros da novela "Nos Tempos do Imperador",  folhetim transmitido entre agosto de 2021 e fevereiro de 2022. As informações são da jornalista Mônica Bergamo, da Folha. 

No trecho em questão, é possível ouvir Coimbra alertando uma parte do elenco sobre a existência de uma suposta "tropa de choque do movimento branco" que poderia afrontá-lo e questionar suas reivindicações.

continua após o anúncio

A convocação feita por Coimbra para a reunião foi direcionada apenas aos membros negros do elenco, o que gerou desconforto entre eles. Durante uma reunião, foram apresentadas queixas relacionadas a discrepâncias salariais e diferenças no tratamento dispensado.

No áudio, Coimbra alerta para possíveis retaliações, mencionando a existência de uma "tropa de choque do movimento branco" que, assim como a "tropa de choque do movimento negro", representada por Djamila Ribeiro e AD Junior, poderia deslegitimar as reivindicações e discursos do elenco, em caso de qualquer deslize por parte deles.

continua após o anúncio

O episódio aconteceu em setembro de 2021. À época, a novela passou por uma série de críticas em virtude de uma cena em que uma personagem branca foi retratada como vítima de segregação por parte de personagens negros, o que gerou críticas e fez o debate sobre o "racismo reverso". Após a repercussão, a autora da novela emitiu um pedido de desculpas público

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247