Um tour pelos museus

Google lana o Art Project, servio que leva qualquer pessoa a visitar virtualmente prestigiados museus ao redor do mundo



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Já passeou pelos corredores do famosíssimo MOMA, de Nova York? Ou ainda por museus de Madri e Praga, como o Thyssen e o Kampa? Caso não tenha tido a oportunidade, agora é possível visualizar suas prestigiadas obras sem nem sair da cadeira. É claro que a experiência não se compara, mas se trata de um avançadíssimo passo da colaboração da tecnologia para o acesso à arte. Chamado de Art Project, o serviço do Google já foi colocado no ar e inclui mais de mil quadros de 17 importantes museus espalhados pelo planeta.

A tecnologia utilizada pelo site é o mesmo do sistema de mapeamento Street View – também pertencente ao Google – que permite ao internauta caminhar por lugares do mundo todo no nível da rua, enxergando casas, prédios, carros e até pessoas. No caso dos museus, é possível ver detalhes das obras, cujas imagens têm resolução de 7 bilhões de pixels – uma qualidade mil vezes superior às das câmeras convencionais. Além do recurso de aproximação, o site traz explicações em vídeos – publicados no YouTube – com especialistas de arte.

A discussão de que o sistema possa espantar visitantes dos museus, visto que a tecnologia disponibilizaria diversas obras pela internet, não poderia deixar de existir. No entanto, na opinião do diretor-gerente do Thyssen, o projeto traz um cenário contrário a este. Miguel Ángel Recio acredita que o site deva estimular novas visitas e atrair “outro tipo de usuário”, conforme informou a agência EFE. O Google desenvolveu o serviço em um ano e meio. Para visitar o site, clique aqui.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247