Twitter recebe cartão amarelo da UE por combate ineficiente à desinformação

Desempenho do Twitter ficou abaixo de redes Google, Meta, Microsoft e TikTok

(Foto: DADO RUVIC - REUTERS)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

BRUXELAS (Reuters) - O Twitter levou uma advertência da Comissão Europeia nesta quinta-feira, já que seus esforços de combate à desinformação ficaram abaixo das medidas tomadas por Google, Meta, Microsoft e TikTok.

As empresas apresentaram relatórios de progresso sobre o cumprimento de medidas de combate à desinformação nos últimos seis meses.

continua após o anúncio

Os relatórios incluíram dados sobre receita de publicidade que as empresas haviam evitado de agentes promotores de desinformação, número ou valor de anúncios políticos aceitos ou rejeitados e casos de comportamentos manipulativos detectados.

No ano passado, a Comissão Europeia vinculou um código de conduta às medidas de combate à desinformação reunidas sob a Lei de Serviços Digitais e que permite aos reguladores multar empresas em até 6% de seu faturamento global por violações.

continua após o anúncio

A vice-presidente da Comissão de Valores e Transparência, Vera Jourova, criticou o Twitter.

"Estou decepcionada ao ver que o relatório do Twitter está atrasado em relação aos outros e espero um compromisso mais sério com suas obrigações", disse Jourova em um comunicado.

continua após o anúncio

A executiva da União Europeia disse que o relatório do Twitter carece de dados e não contém informações sobre compromissos. A companhia não comentou o assunto.

"O circo no Twitter está minando os próprios fundamentos do código de conduta. Eles colocaram a barra tão baixa que ninguém está olhando para as falhas de outras plataformas", disse o diretor de campanha da ONG Avaaz, Luca Nicotra.

continua após o anúncio

"O Google não fez nenhum progresso na colaboração com verificadores de fatos e está realmente atrasado em transparência e acesso aos dados. O TikTok está tentando alcançá-lo, mas seu algoritmo ainda está acelerando massivamente a desinformação. Apesar de algum progresso, o tamanho da Meta significa que eles ainda são frequentemente uma das maiores fontes de desinformação", disse ele.

O Google disse que estava comprometido em tornar o código de conduta um sucesso. A Meta disse que investiu pesadamente em seus esforços e que suas equipes continuam trabalhando para melhorar sua ação. O TikTok disse que aumentará seus esforços.

continua após o anúncio

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247